As novas caras da Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 03/10/2018
Verônica Stigger, Manuel Filho, Fábio Coala estrearam na lista que apura os autores nacionais mais vendidos

Desde que foi criada, em 2014, a Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil, tem mais ou menos a mesma configuração, em especial, na categoria Ficção.

Ela é composta, na maioria das vezes, basicamente por três categorias de livros: os do onipresente Augusto Cury; os de fenômenos da cena juvenil, com destaque aqui para Paula Pimenta e mais recentemente o youtuber Marco Túlio (AuthenticGames) e, por fim, clássicos da literatura nacional, com destaque para Clarice Lispector (A hora da estrela) e Graciliano Ramos (Vidas secas).

Mas nessa nona lista de 2018, referente ao período que vai de 13 de agosto a 09 de setembro, essa regra ficou meio embaralhada. Esses figurões estão lá, mas entraram autores pouco conhecidos – ou mesmo estreantes – das listas dos mais vendidos do PublishNews.

Dos 20 títulos na categoria Ficção, cinco são estreantes. Três deles têm o dedo de Mauricio de Sousa: Horácio - Mãe (Panini / MSP), uma releitura do tiranossauro rex criado pelo pai da Mônica e relido por Fábio Coala, na posição em 15º lugar; Turma da Mônica em lendas brasileiras (Girassol), no 16º, e MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica (Melhoramentos), resultado da parceria de Mauricio com Ziraldo e Manuel Filho que ocupa a posição de número 18. Estreia ainda, no 20º, Opisanie Swiata (Sesi Editora), o primeiro romance de Verônica Stigger, autora que, a propósito, debuta nas listas dos PublishNews. A quinta novidade não é assim tão novidade, mas, tá valendo. É que a edição econômica de Armadilhas da mente (Sextante), de Augusto Cury, apareceu pela primeira vez ocupando o número 13 da lista.

Manuel Filho e Veronica Stigger | © Divulgação
Manuel Filho e Veronica Stigger | © Divulgação
Ainda na lista de Ficção e ainda falando de Cury, ele continua liderando a categoria, com os livros O homem mais feliz da história (Sextante), em primeiro, e O homem mais inteligente da história (Sextante), em segundo. O box Trilogia Authentic Games (Astral Cultural) completa o pódio.

Em Não Ficção, os destaques vão para os estreantes na lista Nielsen PublishNews: Livre para voar (Sextante), de Fábio Teruel, na posição de número 10, e Direito Constitucional esquematizado (Saraiva), do professor Pedro Lenza, na 17.

Ainda em Não Ficção, a lista é encabeçada por As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel / Ediouro). Na sequência aparecem Me poupe! (Sextante), de Nathalia Arcuri, e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou seis títulos. A Astral Cultural e a Editora Gente ficam empatadas na segunda posição, com quatro títulos cada e o bronze foi dividido entre Ediouro, Globo, Melhoramentos e Planeta que emplacaram três títulos cada.

[03/10/2018 10:25:00]