A GfK e a Associação Nacional de Livrarias (ANL) acabam de divulgar os resultados do seu relatório que acompanha o desempenho do varejo de livros no Brasil. No intervalo de 06 de agosto a 02 de setembro, o faturamento com a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitoradas pela GfK se manteve praticamente estável, com ligeiro ganho nominal (desconsiderando aqui a inflação no período) de 0,4% na comparação com igual período de 2017. Em números absolutos, a cifra atingiu R$ 169,6 milhões. Em volume, o crescimento foi mais expressivo, de 4,2%, totalizando 4,27 milhões de unidades vendidas. O preço médio do livro apresentou queda de 3,6%, fechando em R$ 39,70.
No acumulado do ano, o crescimento nominal em faturamento é de 4,4%, totalizando R$ 1,6 bilhão de janeiro até o início desse mês apurados com a venda de 36,9 milhões de exemplares vendidos. Em volume, o crescimento é de 4,8%.
Chama a atenção o desempenho do segmento de Autoajuda, que apresentou crescimento de 32,8% na comparação com 2017. Crescimentos importantes também foram sentidos nas categorias HQ / Jogos (28,7%) e Turismo, Lazer e Culinária (25,6%). Na contramão disso, a categoria Concurso Público (-21%) e Arte e Comunicação (-16%) apresentaram queda.
O canal mais relevante continua sendo a livraria, com 92,2% das vendas realizadas por elas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, percebe-se uma ampliação de 4,1% na importância desse canal.
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