Das músicas mais ouvidas para os livros mais vendidos
PublishNews, Redação, 21/09/2018
‘Se não eu, quem vai fazer você feliz?’, livro da ex-mulher do compositor Chorão, chega à lista dos mais vendidos

Graziela Gonçalves, a musa da música 'Proibida pra mim', de Chorão | © Site da Companhia das Letras
Graziela Gonçalves, a musa da música 'Proibida pra mim', de Chorão | © Site da Companhia das Letras

Em 1997, o músico Chorão compôs a música Proibida pra mim (Grazon) para celebrar o seu amor por Graziela Gonçalves, sua namorada na época e com quem se casou posteriormente. Com o refrão “Se não eu, quem vai fazer você feliz”, a música conquistou lugares importantes nos rankings das músicas mais tocadas e amealhou indicações e prêmios importantes da sua época. Quando morreu, em 2013, Chorão e Grazon, como o músico chamava carinhosamente a sua musa, estavam separados havia três meses, mas nem por isso, o processo de luto foi menos doloroso. E ela, filha de bibliotecária, resolveu contar isso em livro, cinco anos depois da morte do ex-marido e escreveu Se não eu, quem vai fazer você feliz? (Paralela / Companhia das Letras) no qual conta como o relacionamento de quase 20 anos transformou a vida dos dois para sempre. O livro estreia nessa semana na Lista dos Mais Vendidos, com 760 cópias vendidas, ocupando a posição de número 11 da Lista de Não Ficção.

A chegada do livro coincide com a queda de 9% nos números gerais de vendas, comparados com os apurados na semana passada. A queda foi sentida nas categorias Infantojuvenil (-19%), Ficção (-12%) e Autoajuda (-7%). Nas demais (Não Ficção e Negócios) não houve variação expressiva.

A semana marcou o retorno de O milagre da manhã (BestSeller / Record) para a posição de número três do Ranking Geral. Foram 4.205 exemplares vendidos na semana. Com isso, o Ranking Geral volta a ter aquela configuração que reinou por muitas semanas, com A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) ocupando a primeira posição (nessa semana com 8.972 exemplares vendidos) e As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel / Ediouro) em segundo (com 8.379).

Edgar Ueda, autor de Kintsugi publicado pela Citadel. Foi o único título estreante que alcançou a Lista Geral nessa semana | © Facebook da editora
Edgar Ueda, autor de Kintsugi publicado pela Citadel. Foi o único título estreante que alcançou a Lista Geral nessa semana | © Facebook da editora
Além do livro da ex-mulher do ícone do rock nacional, a lista deu as boas-vindas para outros seis estreantes. Destaque aqui para Kintsugi – O poder de dar a volta por cima (Citadel), que teve 1.931 exemplares vendidos o colocou o título de Edgar Ueda (na foto ao lado) na posição de número quatro da Lista de Autoajuda e na de número 16 da Lista Geral. Ainda em Autoajuda, estrearam A luz e a sombra dos 12 signos (Principium / Globo) que ocupa a posição de número 17, com 614 cópias vendidas, e TPM pra que te quero? (Outro Planeta / Planeta), em 18º lugar, com 600.

Em Negócios, a Editora Gente emplacou dois novos títulos: O poder da simplicidade no mundo ágil (8ª posição, com 932 exemplares) e Decifre e influencie pessoas (15ª / 518). Completando o time de novidades, no 18º lugar de Infantojuvenil, estreou O incrível mundo de Sophia Valverde (Agir / Ediouro), com 495 cópias vendidas na semana.

O Ranking Geral das Editoras da semana é liderado pela Sextante, que emplacou 15 títulos. A Planeta ficou isolada em segundo lugar, com 10 e o Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca empataram em terceiro, com nove títulos cada.

A pouco mais de três meses do fim do ano, é bom dar uma olhada na Lista Anual que segue liderada por A sutil arte de ligar o foda-se, com 307.587 exemplares vendidos ao longo do ano. Em segundo aparece o “livrão” de Luccas Neto, com 293.034, e, em terceiro, Combate espiritual (Petra / Ediouro), com 127.515.

O troféu de editora do ano continua nas mãos da Sextante, que emplacou 49 títulos ao longo do ano. Com uma diferença de seis títulos, a Ciranda Cultural aparece em segundo lugar, com 43 títulos e a Editora Gente está até agora com o bronze, com 41.

[21/09/2018 09:54:00]