A vez das booktubers
PublishNews, Leonardo Neto, 14/08/2018
Livros de estreia das booktubers Paola Aleksandra e Bel Rodrigues chegam à Lista Nielsen PublishNews, aquela que acompanha os livros de autores nacionais mais vendidos no país

Bel Rodrigues e Paola Aleksandra estreiam na lista Nielsen PublishNews | © redes sociais das autoras
Bel Rodrigues e Paola Aleksandra estreiam na lista Nielsen PublishNews | © redes sociais das autoras

A Lista Nielsen PublishNews, aquela que reúne os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil, deu as boas-vindas, em julho, para três novos títulos na Lista de Ficção. Em comum, os três foram escritos por mulheres: Volte para mim (Essência / Planeta), de Paola Aleksandra, em terceiro lugar; 13 segundos (Galera Record), de Bel Rodrigues, em quinto, e Nunca é tarde para mudar (Academia / Planeta), de Monica de Castro, em 14º. Interessante notar que esses foram os primeiros livros de Paola e de Bel (essa já tinha participado de uma coletânea, mas é o seu primeiro trabalho solo). Mas mais do que isso, é interessante ainda observar que as duas são donas de canais no YouTube criados para falar justamente sobre livros. Monica de Castro, no entanto, já teve outros livros nas listas dos PublishNews.

A Lista de Ficção é liderada por Augusto Cury que faz uma dobradinha no topo, com O homem mais feliz da história (Sextante), em primeiro, e O homem mais inteligente da história (Sextante), em segundo. Nomes já velhos conhecidos da lista permaneceram nesse mês. É o caso de Marco Túlio, o AuthenticGames, que colocou quatro títulos na lista, todos publicados pela Astral Cultural. É o caso também de Paula Pimenta, que emplacou quatro volumes da sua coleção Minha vida fora de série (Autêntica). Teve espaço ainda para grandes figurões da literatura nacional, como Clarice Lispector e Graciliano Ramos com os seus inoxidáveis e sempre presentes A hora da estrela e Vidas secas.

Em Não Ficção, o topo da lista é ocupado, é claro, pelos irmãos Neto. As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel) ficou em primeiro lugar e Felipe Neto – A vida por trás das câmeras, em segundo. Caio Carneiro e o seu Seja foda! (Buzz) completa o pódio do mês. A lista trouxe uma única novidade no mês que foi marcado pela Copa do Mundo de Futebol. Estamos falando de O guia secreto do sabe tudo das copas (Pixel), de Marcelo Martinez, que estreou na lista ocupando a 14ª posição.

A Planeta reassume a liderança do Ranking Geral das Editoras, com seis títulos. Na sequência, aparece a Astral Cultural, com cinco. Autêntica e Ediouro, com quatro títulos cada, ficaram com o bronze. No mês ainda pontuaram as seguintes editoras: Gente, Sextante e Somos, com três títulos cada; Grupo Editorial Record e LeYa, com dois; Buzz, Globo, Grupo Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Melhoramentos, Papirus, Rocco e Vozes, com um título cada.

[14/08/2018 10:45:00]