Apanhadão: Folha faz as contas e conclui que Saraiva demoraria 12 anos para pagar sua dívida
PublishNews, Redação, 06/08/2018
E mais: Lauro Jardim diz que editoras pararam de enviar lançamentos para a Cultura e Estadão traz resultados de pesquisa que demonstra o efeito da instalação de bibliotecas em cidades brasileiras

A coluna Painel das Letras do último sábado soltou uma bomba que foi assunto em praticamente todas as rodas de conversas do primeiro final de semana da Bienal de São Paulo. É que a coluna fez as contas e concluiu que a Saraiva demoraria 12 anos para quitar a sua dívida líquida. Em nota enviada à redação da Folha, a varejista diz que está em um processo de transformação e que vem tomando “medidas voltadas para a evolução da operação e sustentabilidade do negócio”. De acordo com a coluna, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) tem acompanhado de perto a situação da empresa. Ainda sobre a crise nas livrarias, Lauro Jardim apurou e publicou na sua coluna n’O Globo que a Cultura deixou de receber lançamentos. Segundo o colunista, “praticamente todas as editoras já deixaram de enviar seus lançamentos” para a varejista.

No Estadão, a coluna Babel destacou a Festa Literária da Mantiqueira, que acontecerá em setembro, em Santo Antônio do Pinhal, no interior paulista. Milton Hatoum, Marcelo Mirisola, Carol Rodrigues, Lourenço Mutarelli e Veronica Stigger estão entre os convidados. Ainda no Estadão, foi publicada uma matéria em que fala sobre a nova parceria do Mercado Livre com varejistas – incluindo aqui a Saraiva – para oferecer serviço de retirada de produtos em lojas físicas para seus usuários na cidade de São Paulo. O Estadão trouxe ainda uma matéria intitulada “A solução está no livro” em que traz os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto EcoFuturo que analisou o efeito da instalação de 107 bibliotecas em cidades de 12 estados brasileiros. Nessas localidades, notou-se melhoria dos resultados no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os alunos do 6º ao 9º ano. A melhora apareceu tanto em Português quanto em Matemática e ainda cresceu a frequência dos pais em reuniões escolares e o incentivo para fazer lição de casa.

De volta a'O Globo, o “coleguinha” Ancelmo Gois adianta que a Todavia prepara, para o ano que vem, dois títulos de Romain Gary; que está no prelo da HarperCollins um livro que traz “fake news” sobre Jesus Cristo e que o jornalista Rodrigo Carvalho prepara um livro sobre o resgate dos meninos tailandeses que ficaram presos numa caverna depois de uma tempestade. O livro sairá pela Globo Livros. E Lauro Jardim adianta que o selo BestSeller (Record) prepara, para outubro, lançamento de biografia do diretor Daniel Filho escrita por Regina Zappa.

Tags: Apanhadão
[06/08/2018 10:20:00]