Publicidade
Publicidade
Flip 2018: Vamos falar de Literatura Infantil?
PublishNews, Volnei Canônica, 26/07/2018
Em novo artigo, Volnei Canônica lança um olhar para a infância e a formação de leitores em eventos literários.

Fui convidado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer um bate-papo com a escritora Marina Colasanti na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), que se consolidou como o maior evento dedicado à produção literária de livros para crianças e jovens, onde se outorgam os principais prêmios para a área: Prêmio Hans Christian Andersen e Memorial Astrid Lindgren. Em nossa conversa, Marina disse: se não existisse a Feira do Livro de Bolonha, não existiria a Feira do Livro de Frankfurt. A Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) é a maior feira de vendas de direitos autorais na área da literatura para adultos.

Essa sábia frase de Marina Colasanti nos revela que a Feira de Frankfurt, uma grande potência no mercado editorial, só pode existir porque se formaram leitores adultos. Mas como se formam os leitores? Ontem, quarta-feira, começou a Flip, um dos mais relevantes eventos literários do Brasil e que todo adulto leitor quer conhecer, do qual quer participar. Mas como termos adultos leitores nesse evento? O que garante público para ouvir os escritores que escrevem para adultos?

É muito provável que não exista leitor adulto se não existir um leitor infantil. Inclusive, a possibilidade de mergulho desse leitor no universo, nas estrelinhas, nas temáticas, na subjetividade, na fruição de uma narrativa dos diferentes gêneros literários da “literatura para os adultos” se dá na qualidade da trajetória e da formação do leitor na infância e na adolescência.

Pensar a literatura para a infância, introduzir as crianças neste universo ficcional, que de alguma maneira tenta estruturar o pensamento para traduzir em palavras e conceitos a própria ficção que é a vida — veja bem, eu disse estruturar, e não formatar o pensamento de uma única forma. Sem essa ignição da criança na literatura, sem que ela entenda o valor de uma estrutura narrativa de imagens e palavras como algo essencial ao seu desenvolvimento, dificilmente teremos um leitor adulto com capacidade de fruição para sentar na tenda principal da Flip, ouvir os autores convidados e sair de lá, não com uma frase de efeito para jogar nas redes sociais, mas com vários questionamentos que irão se conectar a muitos outros já existentes.

Sem a valorização da literatura infantil e juvenil nós não teríamos a Flip, ou outros eventos literários. Mas mesmo sabendo dessa importância, a literatura infantil é considerada “literatura menor” por muitos “literatos adultos”, estudiosos e pelo próprio mercado editorial. Recentemente o Prêmio Jabuti — maior prêmio de literatura do mercado brasileiro — desvalorizou a literatura feita para crianças e jovens, juntando categorias destinadas à produção editorial para esse público. O fato mostra desconhecimento sobre as especificidades e exigências desse objeto cultural chamado livro. Nesse sentido, inclusive, não vimos nenhuma manifestação ou movimento por parte dos escritores da chamada “literatura adulta sobre o fato. Isso me traz muitos questionamentos, por exemplo, será que esses escritores não estão preocupados com a qualidade da literatura infantil e juvenil brasileira, com a introdução de novos os leitores na narrativa ficcional? Qual é o leitor que os escritores de literatura adulta querem ver debruçado sobre a ficção que tanto se dedicaram a criar? Será que é um leitor que levante o braço na plateia e simplesmente pergunte: qual foi a sua inspiração para escrever esse livro?

Parece que falar de literatura infantil com gente “crescida” num evento de “literatura para adultos” não tem tanta importância, não é? Acredito que a programação da Flip 2018, nessa nova aldeia que se forma, traz mais um questionamento.

A Casa Libre & Nuvens de Livros, com o tema “Leitura, gesto político”, convidou o Clube de Leitura Quindim para pensar a importância deste gesto desde a infância. Pensando que tal gesto político deve acontecer em casa, na escola, em todo o ecossistema que compõe o mercado editorial, nos meios de comunicação e nos governos, a curadoria do Clube Quindim propôs algumas mesas de conversa: Como garantir a autoria no livro infantil; Curadoria, uma conversa olho no olho: na era da indicação digital; Os medos ao escrever livros para crianças e jovens e o Slam de ilustração: o desenho é pensar com o traço. Por lá, teremos convidados como, Roger Mello, Rosana Rios, Rosana Mont’Alverne, Gil Vieira Sales, Padmini, Isabella Zappa, Daisy Carias, Malu Carvalho, Renata Nakano, Lêda Fonseca, Anna Cláudia Ramos, Andrea Viviana Taubeman, Penélope Martins, Pilar Lacerda, Luciana Grether, Patrícia Auerbach e Liza K. Nomes que se juntarão a muitos outros nomes de escritores, ilustradores, editores e especialistas na área, participando desta Flip, para conversar e debater sobre a importância do universo infantil na literatura.

É importante chamar a atenção para o fato de haver programação específica de muitas casas parceiras da Flip, principalmente das que foram montadas por um coletivo de editoras independentes, já tendo incluídos em seus eventos, lançamentos de livros infantis e atividades voltadas para esse público.

A Flip também tem o olhar para os jovens leitores e, há alguns anos, a Casa Azul, desenvolve um trabalho de formação de leitores em Paraty que se reflete tanto no evento, como na própria construção de uma sociedade mais leitora. Esse programa de formação já sofreu diferentes transformações e hoje, com o nome de Programa Educativo, trabalha com o tema Literatura e Território. Preparou uma programação muito interessante para Flipinha (infantil) e para a FlipZona (programação para os jovens). Trazendo importantes convidados como: Selma Maria Kuasne, Thiago Cascabulho, Sandra Medrano, Milena Manfredini, Lúcia Hiratsuka, Cristiane Tavares, Rodrigo Fonseca, Paulo Lins, Índigo, Keka Reis, Patrícia Oriolo, Marçal Aquino, Patricia Pillar, Maria Adelaide Amaral, Bianca Ramoneda, Kiusam de Oliveira, Marie Ange Bordas, Ana Guadalupe, Matheus Araújo, Walacy Neto, Elisa Lucinda, Débora Seabra. Um trabalho realizado por Belita Cermelli, Beatriz Goulart, Gabriela Romeu e equipe.

Uma novidade nessa Flip é que Colégio Estadual Mário Moura Brasil do Amaral (CEMBRA), com uma linda biblioteca recentemente inaugurada e seu importante trabalho de formação de leitores, abriu as portas para a Flip e para a comunidade, mostrando que escolas públicas precisam estar em consonância com o que acontece no seu entorno. Uma brilhante e ousada iniciativa da diretora Gabriela Gibrail e sua equipe. O CEMBRA, além de receber parte da programação do Educativo da Flip, chamou Verônica Lessa, curadora de vários eventos literários nacionais e internacionais, que propôs grandes encontros com nomes como Pauline Alphen, Raquel Matsushita, Eliza Moreno e João Fagerlande.

A Flip sempre inaugura movimentos literários. Por que não fazê-lo em relação à discussão sobre o lugar da literatura infantil e da literatura juvenil, podendo ecoar em outros eventos literários no Brasil. Se quisermos avançar na sustentabilidade de público leitor para eventos literários vamos precisar colocar também o olhar para a infância e juventude no centro das discussões. E que o público para ouvir essas discussões não seja só de crianças pequenas. Mas principalmente de adultos que assumam não ter ainda maturidade e subsídios para o estudo da complexidade da produção ficcional para crianças e jovens, percebendo esse importante e fundamental caminho para um país de leitores.

Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Em sua coluna, Volnei Canônica explica detalhes da pesquisa sobre bibliotecas escolares realizada recentemente pelo Instituto Pró-Livro
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Em sua coluna, Volnei Canônica sai em defesa dos seres fantásticos na literatura infantil. ‘Aprender a lidar com o simbólico é mais seguro do que lidar com as coisas ditas reais’, diz.
Em sua coluna, Volnei fala sobre ' Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil?' evento programado para acontecer de 30/11 a 02/12 em Caxias do Sul
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A literatura tem o tamanho da experiência humana.
Rubem Mauro Machado
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar