Publicidade
Publicidade
Fábula livreira
PublishNews, Marcio Coelho, 25/07/2018
Em sua coluna, Marcio Coelho escreve uma fábula sobre o mercado livreiro onde ficção e realidade parecem se misturar

Há muito tempo, num lugar próximo daqui, foi anunciada uma tragédia. Pelas notícias que chegaram, pessoas foram vistas desesperadas nos celulares, redes sociais, nas ruas, nos boletos. O consumo de álcool aumentou, ateus rezaram, fiéis ficaram de olhos vermelhos, estatísticos foram engolidos pelos dados. Caos.

Parece que as pessoas não ficavam daquele jeito desde a farsa do homem na Lua. E olha que depois disso ainda houve um sete-a-um. O centro da tragédia foi na maior cidade de lá, mas reverberou ao redor do país. Pelos sismógrafos, a cabeça dos comerciais vibrou em 8.4 na Escala Fodeu, que vai de 0 a 7.

Um escritor de lá dizia que um país se fazia com homens e livros. É uma frase bem machista, mas fazia sentido no que dizia respeito ao conhecimento, à aquisição do saber, ao desenvolvimento do ser humano. Não era isso, no entanto, que importava por lá. O movimento desesperado do povo com a tragédia só tinha um motivo: sobrevivência.

País desgovernado, crise em vários setores, educação sem dinheiro, saúde morrendo, presos políticos e as pessoas tentando sobreviver. Quem vivia do livro por lá estava realmente assustado, e não era pra menos. Pelos números, o faturamento do setor de livros não crescia havia mais de dez anos, e aí veio a tragédia.

O mais estranho é que alguns dias depois veio a Flip, uma festa literária. Isso, faziam festa mesmo assim. Logo em seguida aconteceu um evento chamado Bienal do Livro, que parecia um shopping de compras de livros. Depois houve feiras internacionais, mais festas, mais feiras, mais demissões, festas, festas, demifestas.

Lá no fundo dos motivos, minguando, estava o livro. Não se interessavam pelo livro, o interesse era mesmo a sobrevivência. Ao vencedor, a lista. Esse foi o erro daquelas pessoas. A sobrevivência os cegou para os caminhos que poderiam ter trilhado. Eram tantas as alternativas, as chances, as possibilidades. Mas a lista era o único caminho que enxergavam.

Sempre que me lembro dessa história, agradeço à deusa que a nossa realidade é outra. Que bom, né?

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Se literatura feita por mulheres é apenas uma moda, fracassamos como sociedade.
Samanta Schweblin
Escritora argentina
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar