Alta Books adquire ativos editoriais da HSM Publishing
PublishNews, Redação, 12/07/2018
Com o acordo, HSM sai do negócio editorial e todo o seu catálogo passa a ser publicado pela Alta Books e autores como Jim Collins, Walter Longo e Kevin Kelly passam a ter nova casa no Brasil

Jim Collins é um dos autores que passará a ter seus livros editados pela Alta Books | © Reprodução / YouTube
Jim Collins é um dos autores que passará a ter seus livros editados pela Alta Books | © Reprodução / YouTube
Autores consagrados como Jim Collins (foto ao lado), Walter Longo, Kevin Kelly, Peter H. Diamandis, Steven Kotler, Salim Ismail, Michael S. Mahone, Yuri Ivan Geeset, Ram Charan, Alexander Osterwalder passam a ter seus livros editados pela Alta Books. É que a editora acaba de fechar um acordo que permitiu a transferência de todo o catálogo da HSM Publishing, que vinha publicando estes autores por aqui. Entre os títulos, estão alguns livros com grande histórico de venda em todo o mundo, como o Organizações exponenciais, Empresas feitas para vencer, Value proposition design, entre outros.

A editora criada a partir da experiência da HSM na realização de eventos (HSM Expo, HSM Leadership Summit, SingularityU Brazil Summit e HSM HR Conference são alguns dos eventos realizados pela empresa) se consolidou como uma das mais importantes no segmento de educação corporativa publicando livros de gestão, liderança e inovação empresarial. Com o acordo, a HSM sai do negócio de livros a passa a focar exclusivamente nos eventos e na área de educação corporativa. O selo HSM Publishing vai sumir tão logo zerem os estoques remanescentes, que também foram para as mãos da Alta Books. Assim que esgotados, novas reimpressões ou novas edições sairão com a chancela da Alta. O acordo prevê ainda que autores vindos ao Brasil a convite da HSM e cujos livros estejam disponíveis serão publicados pela nova casa.

Esta será a terceira aquisição em menos de 18 meses feita pela Alta Books. Em dezembro de 2016, adquiriu mais de 100 títulos da Elsevier, abrangendo vários trabalhos e escritores como Robert Kiyosaki, Stephen Covey, Tim Brown (Design thinking), Alexander Elder, Marcelo Gleiser, Norman Kestenbaum e Peter Drucker, Philip Kotler, entre outros. Em março de 2018, há menos de três meses, fez a aquisição do catálogo de idiomas do Grupo GEN, que incluiu autores consagrados como Ron Martinez, Cristina Shumacher, Ben Parry Davies, Michael A. Jacobs, Denilso de Lima entre outros, que passam a ter seus livros editados pela Alta Books.

Para a Alta Books, a operação com o catálogo da HSM visa aumentar o market share da editora e consolidar a marca como líder e referência na publicação de livros sobre tendências de gerenciamento global. Em 2017, a editora reportou crescimento de 49% em relação ano de 2016 e em 2018 um crescimento de 51%, considerando apenas o primeiro semestre de 2018.

"Com a negociação destes importantes ativos editoriais, a Alta Books passará a gerir um vasto e completo catálogo no segmento, que inclui agora o excelente catálogo do HSM, uma das editoras com catálogo mais respeitado neste segmento, cujas obras e autores são mundialmente renomados", disse em comunicado Gorki Starlin, editor-executivo da Alta Books.

Do outro lado, Guilherme Soarez, CEO da HSM, comentou: “acreditamos no poder da transformação que o conhecimento traz para os indivíduos. São indivíduos que mudam organizações e são as organizações que mudam uma nação. Ao transferirmos nosso acervo para a Alta Books, contribuímos para que este conhecimento chegue a um maior número de brasileiros e assim contribua para a transformação do Brasil em um país mais próspero e justo”.

Em 2016, os livros da HSM passaram a ser editados e comercializados pela Casa Educação, que agora sai de cena. A revista HSM continua sendo editada pela Casa Educação.

[12/07/2018 10:45:00]