Publicidade
Publicidade
Sem saber que era impossível, fui lá e soube
PublishNews, Marcio Coelho, 21/06/2018
Em sua coluna, Marcio explica o porquê da sua ausência nas páginas do PN

Domingo, 18 de março de 2018. Vamos comer? Vamos. Espera, o que é isso? Nossa, parece que rompeu a bolsa. Será? Acho que sim. Vamos para o hospital, então. Espera. (Primeira contração.) Sim, agora vamos. Chamou o Uber? Sim, mas precisamos sacar dinheiro. Vamos. O Uber chegou? Chegou. Foi assim que o Chico apareceu. Antecipando a experiência e arrebatando os dias. E as noites.

Esse parágrafo é pra explicar, não justificar, minha ausência das colunas. Chico chegou, e eu disse a mim mesmo: calma, não é impossível conciliar o trabalho na TAG, a casa, um recém-nascido, as leituras, os textos do PublishNews, a família, os amigos, os filmes e as séries. Sim, é impossível. Chico, mesmo sem saber, me fez refletir sobre as impossibilidades da vida, independentemente de ele ter nascido.

Isso me fez lembrar de uma conversa que tive com um colega quando trabalhei num escritório de tradução juramentada. Eu ainda tinha uns 25 anos (nossa, já faz vinte anos!), cursava a graduação em Letras e me lembro de dizer a ele: “Meu, terminando a faculdade, vou me dedicar às minhas leituras pessoais”. Ele me olhou e disse: “Doce ilusão...”.

Os anos vão passando e você se dá conta de que, sim, há coisas impossíveis. Entender as músicas do Nando Reis cantadas por ele. Não ficar mais nervoso com o Corinthians. Não conviver com idiotas. Impossível ler Machado de Assis e não se apaixonar. Ouvir Something do George Harrison e não chorar. Impossível não ficar triste com a morte do Philip Roth. Não ficar preocupado em demorar pra mandar este texto pro Leonardo Neto.

Impossível mesmo é ter criatividade pra escrever com o Chico chorando, por isso saiu assim, meio confuso, exatamente como a sensação de não ter mais controle das coisas nem tempo pra desenvolver o raciocínio. Hora de trocar a fralda.

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
A única exigência que faço aos meus leitores é que devem dedicar as suas vidas à leitura das minhas obras.
James Joyce
Escritor irlandês (1882-1941)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar