Publicidade
Publicidade
A edição universitária em tempos de crise
PublishNews, José Castilho Marques Neto, 21/05/2018
Castilho estreia sua coluna no PublishNews falando sobre a importância da reunião da Abeu

O famoso Castelo Mourisco, sede da prestigiosa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, receberá nessa terça-feira a abertura da 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Em tempos de crise como o que vivemos no Brasil, não deixa de ser inspirador que as editoras acadêmicas brasileiras iniciem seu congresso anual no histórico edifício que passou por várias batalhas contra a ignorância e o atraso de nosso sofrido país desde sua inauguração no início do século XX.

Foi a partir desse centro de excelência da produção científica e de saúde que seu fundador, Oswaldo Cruz, comandou a tristemente famosa Revolta da Vacina em 1904, marcada por um lado pela conquista da ciência por combater eficazmente a varíola que dizimava a população do Rio de Janeiro e, por outro lado, marcada pela truculência das autoridades da República no mesmo período que, no afã de “modernizar” a cidade, expulsava os pobres e os enviava a cortiços, expulsando-os de casas populares que passaram a dar origem a grandes avenidas e novas residências destinadas às camadas privilegiadas da sociedade. A reação contra a vacinação obrigatória por parte das camadas populares da cidade, mantida na ignorância e na desinformação, se inseriu na revolta popular contra as medidas da recente república que já havia nascido com a marca do autoritarismo e da exclusão social tão presente ainda hoje na história do Brasil.

Organizada pela competente equipe da Editora Fiocruz que completa 25 anos de excelência editorial universitária, a Reunião da Abeu certamente enfrentará temas cruciais para a divulgação das conquistas científicas do país. Fruto das pesquisas de nossas universidades e institutos de pesquisa, majoritariamente públicas e confessionais, e exemplarmente editadas há mais de trinta anos por cento e vinte editoras abrigadas na Abeu, o trabalho editorial que se desenvolveu enormemente nos últimos vinte anos corre o risco de enormes retrocessos, tão significativos quanto aqueles que sofrem suas unidades de origem, as instituições universitárias. A contenção orçamentária pelo período de vinte anos decretada pelo atual governo dimensiona com a frieza dos cortes à pesquisa e à educação o retrocesso anunciado da produção científica e das instituições que a produzem.

Os colegas editores universitários que estarão presentes no Palácio Mourisco sabem que a edição acadêmica para ser eficaz e cumprir sua missão editorial pode se expressar por vários e diferenciados projetos, mas não pode prescindir de conteúdos de excelência que constituem a própria essência das publicações científicas. A fonte desse incrível e precioso material que nós, editores, chamamos de “originais” tem um só nascedouro: os pesquisadores em seus laboratórios, em suas bibliotecas, em seus colóquios, seminários e grupos de estudo, atividades que definem o trabalho de instituições que não apenas reproduzem o conhecimento mas que também o produzem.

A resiliência das editoras universitárias contra esse estado de coisas que apontam para o retrocesso da pesquisa e da sua divulgação adequada não deve, a meu ver, caminhar apenas para o protesto e a censura àqueles que comandam a volta do Brasil para vinte anos atrás. É preciso encontrar caminhos que viabilizem a manutenção de programas editoriais que privilegiam o melhor do que foi produzido pelos acadêmicos e, ao mesmo tempo, possam sobreviver economicamente mesmo em tempos de alta restrição das fontes de financiamento.

Observando a programação da Reunião Anual vejo temáticas que podem inspirar a percepção do que podem vir a ser esses caminhos que emprestam luz a tempos obscuros.

Se bem entendi, a concepção do título do seminário que acontecerá nos quatro dias já aponta a necessidade de se ampliar o diálogo – “Edição acadêmica em perspectiva de diálogo”. E dialogar cada vez mais com a sociedade brasileira, com seus leitores, é medida urgente que não deve ser apenas atribuição institucional das entidades representativas, como a Abeu, mas que precisa se refletir na preocupação cotidiana de cada casa publicadora de nossas universidades.

O que quero dizer é que caberá a cada editora nesse momento cuidar cada vez mais do acesso de seus potenciais leitores. Dialogar com quem lê, ou pode vir a ler, os livros das editoras universitárias significa criar laços, significa considerar o leitor como a parte mais importante do longo ciclo que começa com o autor. É o leitor que organiza toda a cadeia criativa, produtiva e distributiva do livro e esse entendimento também se aplica ao livro universitário. A pergunta que é preciso fazer hoje é se há por parte das editoras acadêmicas essa preocupação central com o leitor, aquele que está dentro e aquele que está fora das instituições de educação formal. No cotidiano isso se traduz pelo atendimento comercial eficiente, pela preocupação com a acessibilidade e pela disponibilidade dos títulos, pela edição bem cuidada mas ao mesmo tempo economicamente viável para o bolso dos leitores que também passam por severas restrições financeiras.

Trilhar esse caminho, construí-lo, significa antes compreende-lo. Espero que todos os presentes ouçam com arguta sensibilidade a mesa de abertura que traz como tema as visões contemporâneas sobre o papel do livro.

Para discutir esse problema complexo duas inteligências e sensibilidades de alto teor humanístico, poético e intelectual. A Fiocruz convidou a escritora Conceição Evaristo cuja obra condensa ficcionalmente e com grande beleza todas as aspirações por liberdade, identidade e afirmação da maioria de nossa população. Sua parceira de mesa é a professora Eliana Yunes, também escritora, contadora de histórias, ensaísta, pensadora da questão da leitura e da literatura e guerreira como poucas pelo direito à leitura no nosso país, responsável pela criação de programas seminais do setor como o Proler. Ambas tem na sua rica história de vida profundos vínculos com o diálogo e com a população brasileira. Escutam e se fazem ouvir com admiração, amorosidade e respeito aos leitores e aos não leitores. Desfrutar e recriar a partir das reflexões de ambas palestrantes será uma oportunidade para sair de eventuais bolhas restritivas que tão facilmente nós nos metemos nessa irritante sociedade do espetáculo que vivemos.

As demais mesas tangenciam a ampliação de horizontes tão necessários aos momentos de crises obscurantistas. Organizadas em rodas de conversas, os diálogos preveem temas como a atual produção dos livros acadêmicos e seus objetivos, os espaços de publicação e circulação do conhecimento científicos, as estratégias para levar os livros para além dos “muros da academia” e o necessário debate sobre políticas públicas para o setor aqui duplamente entendido como o editorial e o científico.

Todos os temas das rodas de conversa apontam em direção ao futuro do livro universitário, centro temático da mesa de encerramento. Espero que esse diálogo apontado pelo seminário que dá conteúdo à Reunião Anual consiga vislumbrar a enorme floresta e não apenas árvores isoladas que, certamente, se constituem, isoladamente, como problemas importantes, mas se consideradas fora do contexto da floresta tendem a murchar como esperança e caminhos reais de luta pelo futuro livre, sustentável e autônomo das edições universitárias.

Refletir profunda e livremente sobre a história das nossas editoras universitárias e de seu provável futuro considerando o presente é atitude prudente e necessária nesses tempos de irracionalidade, quebra de direitos, autoritarismos, desprestígio da inteligência e corte profundo de recursos. E prudência requer coragem e ousadia, estratégias de atuação, discernimento inteligente do que pode e deve ser feito para manter o crescimento e os objetivos das iniciativas editoriais.

Se os tempos são de crise generalizada, a resiliência deve superá-la com criatividade, altivez, generosidade com os parceiros e conhecimento. Felizmente hoje contamos com um número razoável de profissionais e editoras cujo exemplo é uma fortaleza para o setor e, além do fator humano, contamos com instrumentos técnicos e tecnológicos em todos os estágios da autoria, da edição e da distribuição que, se bem utilizados, podem atuar para que objetivos sejam alcançados com menor custo.

Oxalá a 31ª Reunião Anual da Abeu realize a unidade e o diálogo que caracterizou a construção da própria associação. O momento agora é de ampliar essa rica experiência transcendendo-a para campos ainda mais amplos. Com firmeza contra os cavaleiros do retrocesso, mas com a cabeça aberta às imensas possibilidades que o mundo contemporâneo oferece. Observarei ao longe e com esperança os resultados. Boa reunião a todos e longa vida à Abeu!

José Castilho Marques Neto, Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Abeu e da Eulac em três mandatos. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC) de 2006-2011 e 2013-2016. É consultor do Cerlalc para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da JCastilho – Gestão & Projetos – Livro-Leitura-Bibliotecas. Contato: jose.castilho@jcastilhoconsultoria.com.br

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: ABEU
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Direto de Madri, José Castilho Marques Neto fala sobre a importância de informar os leitores e convida à todos para um evento que discutirá o que se tem feito pela leitura nos últimos anos
Castilho: 'Parte do setor do livro não percebe que estamos prestes a viabilizar pelo voto direto uma pessoa que prega que cassará nossos direitos primários, inclusive o de publicarmos o contraditório'
Na primeira parte de artigo, Castilho fala sobre o confronto entre a virtude da prudência e sua ausência e conta o que aprendeu com o 26º Congresso da União Internacional de Editores de 2000
Em artigo, José Castilho Marques Neto analisa dados da última Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
O cronista tem que saber reler-se pelo filtro dos outros, mesmo que esse filtro seja o ódio.
Luís Henrique Pellanda
Escritor brasileiro em entrevista ao jornal Cândido
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar