Mudanças no Prêmio Jabuti
PublishNews, Luís Antonio Torelli*, 11/05/2018
Confira na íntegra o comunicado de Luís Antonio Torelli, presidente da CBL sobre a 60ª edição do Prêmio Jabuti

Em 2018, o Jabuti completa 60 anos e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) continua a trabalhar firmemente para que permaneça como o mais desejado Prêmio Literário do Brasil. Nós, da CBL, estamos atentos à evolução do mercado e consideramos ser muito importante atualizar a premiação para torná-la ainda mais democrática, ágil e inclusiva, prestigiando o mercado e aproximando-se do leitor. Mais do que nunca, nosso foco está voltado ao público final.

Temos orgulho de informar que anunciaremos, no próximo dia 15 de maio, atualizações importantes no Prêmio Jabuti, que terá seu formato e suas categorias aprimorados. Como integrantes do setor editorial, temos o dever de contribuir, com nosso melhor esforço, para disseminar cada vez mais a leitura entre todos os brasileiros. Esta é a nossa prioridade. Afinal, não há dúvidas de que o livro é um dos principais canais de inclusão socioeconômica. E o Prêmio, como um bem cultural brasileiro, pretende ser um farol e iluminar os caminhos do mercado, mostrando que o foco no leitor é o melhor percurso em busca do nosso objetivo maior.

Como parte desse processo, além de voltar-se ao público final, o leitor, o Jabuti estará ainda mais acessível: a entrega em formato digital (PDF) na grande maioria das categorias facilitará a inscrição e certamente barateará o custo para as editoras. Outras mudanças serão anunciadas em coletiva de imprensa no dia 15.


* Luís Antonio Torelli é presidente da Câmara Brasileira do Livro.

[11/05/2018 06:00:00]