Morre Suely Pedro
PublishNews, Redação, 19/03/2018
Agente literária era quem estava à frente da agência de Karin Schindler desde 2015

Suely Pedro morreu no último dia 2 de março, mas só na última sexta, o mercado ficou sabendo | © Arquivo Pessoal
Suely Pedro morreu no último dia 2 de março, mas só na última sexta, o mercado ficou sabendo | © Arquivo Pessoal

Editores e agentes literários foram pegos de surpresa na última sexta-feira com a notícia da morte de Suely Pedro. Ela morreu no último dia 2, mas só agora o mercado ficou sabendo. Há cerca de dez anos, a agente literária lutava contra um câncer. Desde 2015, quando Karin Schindler anunciou a sua aposentadoria, Suely respondia pela direção da Agência Schindler, pioneira no agenciamento literário no Brasil e da qual Suely já era formalmente sócia desde 1999.

Muitos editores e agentes literários ressaltaram o legado de Suely. Pedro Almeida, por exemplo, destacou “o profissionalismo, o respeito à opção da editora que já publica um autor para novas obras, o apoio real aos jovens editores, prestando sempre serviços que extrapolavam a função de agente. Suely foi editora e conhecia bem o outro lado, o que nos deixava bem seguros. É alguém que fará muita falta”.

Pelas redes sociais, Marcia Batista, da Universo dos Livros, comentou: “A Suely era uma grande profissional. Íntegra e amiga. Forte esse baque!”. Para Marília Chaves, ex-Gente e Planeta, Suely “deixa um vazio que ninguém mais é capaz de preencher, saudade da doçura dela até quando estava brava pra fazer uma cobrança”.

Colegas de profissão de Suely também lamentaram a morte. Lúcia Riff, da Agência Riff, por exemplo, comentou: “Foi uma colega tão querida - sempre elegante, simpática, amiga. Vai deixar saudades, vai fazer falta!”. Meire Dias, da Bookcase, disse: “O mercado perde uma profissional exemplar, inspiradora e querida por todos”.

O PublishNews procurou a Agência Schindler para saber sobre o futuro da empresa. Os funcionários da casa preferiram não se pronunciar e sugeriram que a redação enviasse um e-mail a Karin Schindler. Até o fechamento desta edição, no entanto, não recebemos o retorno.

Quando Karin Schindler anunciou a sua aposentadoria, a PublishNews TV a entrevistou. O vídeo, em que Suely comenta sobre a responsabilidade de assumir os negócios da agência pode ser conferido clicando aqui.

[19/03/2018 10:58:00]