Publicidade
Publicidade
Até passarinho passa: seis anos sem Bartolomeu
PublishNews, Volnei Canônica, 16/01/2018
Em sua coluna, Volnei Canônica relembra Bartolomeu Campos de Queirós, que morreu há exatamente seis anos

Verão carioca. Uma dessas inúmeras casas de sucos da Zona Sul do Rio de Janeiro me convidava para um refresco e um pão de queijo. Eram só 8 horas da manhã e o sol já torrava os meus pensamentos. O refresco desceu em um só gole. O pão de queijo trancou na garganta. Como uma ave de mau agouro, o celular tocou. Caronte anunciava a travessia. Era manhã de 16 janeiro de 2012. Era tempo de voo!

A notícia chegava de Belo Horizonte com a rapidez da fibra ótica. Que saudades senti daquela fala pausada, daquela pressa alguma de soltar as palavras, daquele suspiro que se perdia pelo ar sem tempo de acabar.

Passar a diante a notícia da morte do Bartô — assim chamávamos esse amigo — me fez prisioneiro da dor. A cada novo telefonema a dor apertava meus ossos com prazer. Chorar era me esconder no deserto. Vibrava nos meus tímpanos cada letra da frase do livro O peixe e o pássaro: “Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar”.

A minha vida cruzou a do Bartô muitas vezes, na ficção e na realidade. Graças à Ninfa Parreira e à Lucília Soares, organizadoras do livro Depois do silêncio: escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós e ao editor Rafael Borges, da RHJ, tive a grande oportunidade de contar um pouco desta amizade. Uma amizade que ganhava força nas trocas literárias, nas lutas e leituras do manifesto do Movimento por Um Brasil Literário ou na intimidade, quando me atrevia a abrir um de seus livros e, de letra em letra, ler em silêncio.

Aprendi, na história de Indez — o ovo deixado no ninho para que a galinha volte a pôr ovos — que para termos um Brasil de leitores precisamos deixar um livro ao alcance do leitor todos os dias. Ler outros livros é um ato diário e essencial.

Bartô dizia que precisamos lutar pelo direito à literatura literária. Um direito que não está descrito em lugar nenhum. Então, afiei a faca afiada e desafiei setes cavaleiros das sete luas para me encontrar às escondidas com as musas. Quis fugir com ciganos mas me perdi sem a rosa dos ventos. Descobri na fatia do tempo o meu próprio vermelho amargo. Queria um olho de vidro para reter o passado.

Bartolomeu nos entregou seus pensamentos, ideias, convicções, questionamentos e, principalmente, a busca pela fantasia, em uma obra de mais de 60 títulos.

Bartolomeu acreditava na escola. Defendia a escola e o professor. Construiu diálogos e pontes para mostrar que a educação devia ir além da função de informar. Que a educação precisava garantir a possibilidade da criança de fantasiar. Para ele, “a fantasia é o que existe de mais importante na construção do mundo.”

Tento imaginar o que Bartô pensaria sobre alguns acontecimentos: o cancelamento da compra dos livros de literatura infantil e juvenil para as escolas pelo Governo; a crescente utilização da literatura para passar uma mensagem edificante e ensinar “moral e bons costumes”; a caça às bruxas e a retirada de livros literários na busca do politicamente correto; políticos invadindo as escolas e dizendo o que pode e o que não pode ser discutido nesse espaço que deveria ser do pensamento livre e os livros que “podem ou não” estar nas bibliotecas escolares; a tentativa de padronização do pensamento, retirando a capacidade da criança do simulacro e da fantasia.

Uma infeliz coincidência, isso o Bartolomeu jamais poderia imaginar, é que o Movimento por um Brasil Literário, que ele tanto lutou para difundir tivesse como sigla MBL, a mesma sigla do Movimento por um Brasil Livre, que invade as escolas e propaga a falsa ideia de uma Escola sem Partido.

Bartô escreveu um manifesto para o Brasil Literário, que defende a liberdade, a espontaneidade, a afetividade e a fantasia, como elementos que fundam a infância. Os mesmos elementos que são pertinentes à construção literária. Já o outro movimento, o Brasil Livre busca suprimir a liberdade e a autonomia da escola, dos professores e dos alunos. Mesmas iniciais nas duas siglas, mas dois movimentos completamente opostos.

Seis anos se passaram e tantas coisas aconteceram, Bartô. Algumas boas. Outras nem tanto.

Casa da Cultura Dona Petita - Museu Bartô | © Luís Ventura
Casa da Cultura Dona Petita - Museu Bartô | © Luís Ventura

Criamos a Associação Bartolomeu Campos de Queirós e você ganhou um museu lá em Papagaios – Minas Gerais, cuidado pela batalhadora e querida guardiã da sua memória, Rosinha Filgueiras.

Seus livros, aos poucos, estão sendo reunidos na mesma casa editorial, a Global. A editora está comprometida a levar suas obras para todos os recantos desse país como uma voz de resistência ao direito de fantasiar, ao direito da literatura literária.

Em Por parte de pai, seu avô Joaquim espiava a vida pela janela. Novas janelas se abrem e nós vamos poder espiar algumas de suas memórias. A escritora e psicanalista Ninfa Parreiras anuncia a chegada da obra Janelas da escrita: memória de Bartolomeu Campos de Queirós. Neste ensaio, a autora mostrará a memória da janela como metáfora da escrita. Ora abertas, ora fechadas, as janelas revelam um escriba que transita entre a prosa e a poesia, entre a ficção e a autobiografia. O projeto da obra está sendo coordenado por Adebal de Andrade Júnior, com design de Rafael Amato, e será publicado por meio do FEC – Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. Estamos aguardando ansiosos o raiar deste dia.

Seis anos se passaram, Bartô. O poeta Mário Quintana diria, “...eles passarão, eu passarinho.”

Seis anos se passaram, Bartô, e você nos diz: “Até passarinho passa.”

Seis anos se passaram, Bartô, e eu te digo: “Nosso coração é ninho e lá você deixou Indez. Pode voltar sempre!”

Bartolomeu Campos de Queirós (1944 -2012). Escritor mineiro com mais de 60 livros publicados, é considerado um dos principais autores brasileiros. Pela sua obra e seu trabalho em prol da leitura, recebeu vários prêmios e condecorações como: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais). Recebeu, ainda, láureas literárias importantes, como o Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, o Jabuti, os da FNLIJ e da Academia Brasileira de Letras.

Livros citados no texto:
Edições SM: Tempo de voo.
Editora Formato: O peixe e o pássaro.
Editora Global: Cavaleiros das sete luas, Ciganos, Indez, Rosa dos ventos, Vermelho Amargo.
Editora Moderna: Até passarinho passa, De letra em letra, Faca afiada, O olho de vidro do meu avô, Para ler em silêncio.
Editora RHJ: Depois do Silêncio: escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós, Por parte de Pai.

Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Em sua coluna, Volnei Canônica explica detalhes da pesquisa sobre bibliotecas escolares realizada recentemente pelo Instituto Pró-Livro
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Em sua coluna, Volnei Canônica sai em defesa dos seres fantásticos na literatura infantil. ‘Aprender a lidar com o simbólico é mais seguro do que lidar com as coisas ditas reais’, diz.
Em sua coluna, Volnei fala sobre ' Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil?' evento programado para acontecer de 30/11 a 02/12 em Caxias do Sul
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
A nossa vida pessoal é um grande material, o autor só precisa de distância e uma saudável aversão pela auto-censura.
Arnon Grunberg
Escritor holandês
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar