Quando Shakespeare se encontra com Guimarães Rosa
PublishNews, Leonardo Neto, 20/12/2017
'Grande sertão: veredas' estreia nas listas dos livros mais vendidos do PublishNews. Junto com ele, estreia também 'A glória e seu cortejo de horrores', de Fernanda Torres

'Grande sertão: veredas', de Guimarães Rosa, estreia nas listas do PublishNews | © Divulgação / Ediouro
'Grande sertão: veredas', de Guimarães Rosa, estreia nas listas do PublishNews | © Divulgação / Ediouro

O que Rei Lear, de William Shakespeare, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, poderiam ter em comum? Bom, além de serem, ambos, clássicos da literatura universal, os dois, de alguma forma, se encontraram na 12ª Lista Nielsen PublishNews de 2017, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos nas livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil no período de 12 de novembro a 3 de dezembro.

'A glória e seu cortejo de horrores', de Fernanda Torres, também é estreante da Lista Nielsen PublishNews | © Divulgação / Companhia das Letras
'A glória e seu cortejo de horrores', de Fernanda Torres, também é estreante da Lista Nielsen PublishNews | © Divulgação / Companhia das Letras

Mas, ué, Shakespeare nem era brasileiro! Sim, não era, mas a peça escrita pelo bardo lá perto de 1605, aparece em A glória e seu cortejo de horrores (Companhia das Letras), de Fernanda Torres. O livro acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia idade, desde os dias de sucesso como astro de telenovela até o total declínio quando decide encenar uma versão de Rei Lear (e as coisas não saem exatamente como esperava).

O livro da herdeira-maior das artes cênicas brasileiras estreou na lista ocupando a quarta posição em Ficção. Já o livro de Guimarães Rosa aparece na 15ª posição, também como estreante. Aliás, é bom que se sublinhe que esta é a primeira vez que o clássico da literatura brasileira aparece nas listas do PublishNews (considerando aqui a lista tradicional, publicada semanalmente).

A Nielsen PublishNews, a propósito, veio cheia de novidades. Ainda em Ficção, estrearam Notas de liberdade (Benvirá / Somos), de Fred Elboni, na 11ª posição; Surpreendente! (Intrínseca), de Mauricio Gomyde, na 17ª, e Olá, caderno! (Rocco Jovens Leitores), de Manu Gavassi, na 20ª.

Em Não Ficção, as novidades foram: o box Paulo Vieira (Gente), em 12º lugar; Vicente Falconi (Primeira Pessoa / Sextante), de Cristiane Corrêa, no 15º; box Trilogia AuthenticGames (Astral), de Marco Túlio, no 19º, e A vida sem filtros (Planeta), de Nah Cardoso, em 20º.

Com cinco títulos cada, o Grupo Companhia das Letras e a Planeta empataram no primeiro lugar do Ranking das Editoras que mais emplacaram livros na Lista Nielsen PublishNews. Astral Cultural, Autêntica e Somos, com quatro títulos cada, levaram a medalha de prata. O bronze ficou com Ediouro, Rocco e Sextante, que colocaram três títulos na Lista. Gente, com dois títulos; Buzz, Globo, Grupo Editorial Record, HarperCollins, Intrínseca, LeYa e Vozes, com um livro cada, também pontuaram na Lista.

[20/12/2017 11:34:00]