‘Hora de Clarice’
PublishNews, Redação, 07/12/2017
Projeto que celebra a obra de Clarice Lispector marca os 40 anos de publicação de seu último romance e da morte da escritora. Haverá eventos em São Paulo, RJ, BH, Belém e Poços de Caldas

Pelo sétimo ano consecutivo, uma série de eventos no Brasil e no exterior serão realizados em homenagem à escritora Clarice Lispector na semana de seu aniversário, no dia 10 de dezembro. Esta edição do projeto Hora de Clarice tem como fio condutor os 40 anos do romance A hora da estrela, publicado em outubro de 1977 – e que ganhou nova edição com manuscritos inéditos pela Rocco recentemente – e também os 40 anos da morte da escritora, dois meses depois, em 9 de dezembro, um dia antes de completar 57 anos.

Reunindo profissionais de diferentes áreas, o projeto Hora de Clarice mobiliza especialistas e apaixonados pela obra da autora em diversas cidades do país e do mundo com palestras, debates, leituras, contação de história e outras atividades para celebrar o legado de Clarice Lispector como uma das maiores escritoras do século XX.

Confira a programação completa:

RIO DE JANEIRO
7 de dezembro
Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316)
19h - Ciclo “Clarice Lispector – 40 anos de A hora da estrela": Palestra de encerramento do ciclo organizado pela Eidtora Rocco em parceria com a livraria Blooks para celebrar os 40 anos de publicação do romance A hora da estrela, com a escritora e ensaísta Rosiska Darcy, membro da Academia Brasileira de Letras e autora de Pássaro louco e Baile de máscaras, entre outros.

Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon)
20h - Leitura de textos com Ângelo Antônio, exibição de trechos do filme A hora da estrela e conversa com Lícia Manzo e rabino Nilton Bonder.

9 de dezembro
10h às 14h - “O Rio de Clarice”: passeio idealizado e guiado pela professora e biógrafa Teresa Montero que percorre os caminhos de Clarice Lispector pelo Rio de Janeiro, passando pelos bairros Tijuca, Jardim Botânico e Leme. Ponto de encontro: Estação do Metrô São Francisco Xavier, Tijuca (em frente à bilheteria). *
*Bilhetes de metrô, ônibus e ingresso no Jardim Botânico por conta dos participantes. Maiores informações: oriodeclarice@gmail.com

Livraria da Travessa Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290)
17h - “Clarice, Hamlet e Emily Dickinson”: Conversa com a filósofa Dília Gouveia e o editor Pedro Vasquez.

10 de dezembro
Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)
18h - Leitura do romance A hora da estrela com os atores Ana Carina, Raquel Iantas, Charles Fricks e Marcio Vito. Direção de Bruno Lara Resende.

SÃO PAULO
10 de dezembro
Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424, Bela Vista)
19h - “A arte de desaparecer”: bate-papo com a escritora norte-americana Idra Novey sobe a experiência de traduzir A paixão se­gundo G.H. para o inglês e sobre seu roman­ce A arte de desaparecer (Editora 34, 2017), marcado pelo sumiço misterioso de uma es­critora que pode – ou não – ser Lispector. Mediação Alberto Martins.*
*Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 2 senhas por pessoa.

BELÉM
7 de dezembro
Saraiva Boulevard Shopping (Av. Visconde de Souza Franco, 776)
19h - “A hora da estrela no conjunto da ficção de Clarice Lispector”: Conversa com Nádia Gotlib e Maria de Fátima do Nascimento.

BELO HORIZONTE
10 de dezembro
FNAC BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049, Belvedere)
15h - “Clarice jornalista”: palestra com a professora Aparecida Maria Nunes.

POÇOS DE CALDAS
9 de dezembro
Instituto Moreira Salles (Rua Teresópolis, 90)
19h - Palestra “Clarice Lispector na voz em drama de Maria Bethânia”: palestra com o professor de literatura brasileira Sérgio Roberto Montero Aguiar.


[07/12/2017 09:41:00]