Aos 50 anos, Leitura deixa de ser mineira e passa a ser brasileira
PublishNews, Talita Facchini, 09/10/2017
Rede está presente em 19 estados e é líder em 10 deles. Nova loja em Campina Grande abre amanhã (10).

No ano em que comemora seus 50 anos, a Livraria Leitura, fundada em Belo Horizonte por Emídio e Lúcio Teles, e consolidada pelos irmãos Gervásio, Belmiro e Marcus Teles deixou de ser somente uma rede mineira e hoje está entre as três principais redes de livrarias do país.

O que começou com uma pequena loja de livros usados na Galeria do Ouvidor, se tornou hoje uma rede de livrarias presente em 19 das 27 unidades federativas do Brasil. Líder em 10 deles, a Leitura prevê para os próximos anos, expandir ainda mais. “Nosso plano é crescer nos estados da região Norte e para o ano que vem, devemos abrir mais quatro lojas e fechar outras três”, disse Marcus Teles, diretor da rede em conversa com PublishNews, e completou: “a Leitura sempre teve um caixa positivo pois não temos medo de fechar as lojas que não estão indo bem. Não deu lucro até o segundo ano, nós fechamos mesmo”.

Nova loja em Campina Grande abre amanhã (10) | © Divulgação
Nova loja em Campina Grande abre amanhã (10) | © Divulgação

O plano da Leitura parece estar dando certo. Segundo Teles, um grande entusiasta dos números, o crescimento da rede nos últimos dois anos está abaixo da inflação, mas para 2017, ele espera recuperar isso e crescer pouco mais de 3%. O Banco Central espera terminar o ano com inflação de 2,95%. Otimista, o diretor completa: “ainda assim, mesmo considerando o ritmo lento, estamos crescendo e a expectativa para este ano é vender 5,6 milhões de livros, uma meta maior que a do ano passado”.

Outra estratégia da rede é levar os livros para regiões que apresentam uma certa carência e necessitam de mais livrarias. Nos últimos dois anos, a Leitura inaugurou novas lojas nos estados do Rio Grande do Norte, Tocantins, Piauí, Amazonas, Paraíba, Amapá e Alagoas.

Amanhã (10), é a vez de Paraíba ganhar sua terceira loja, dessa vez em Campina Grande. Localizada no Shopping Boulevard, o novo local terá 400m², com mais 200m² de mezanino e será a 14ª loja da rede no Nordeste.

[09/10/2017 10:51:00]