Déjà vu na lista
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/09/2017
Cassandra Clare volta a brilhar na lista, com lançamento de edição de colecionador de ‘Senhor das sombras’

Cassandra Clare volta à lista com edição para colecionador de 'Senhor das sombras' | © Divulgação / Bienal de SP
Cassandra Clare volta à lista com edição para colecionador de 'Senhor das sombras' | © Divulgação / Bienal de SP


A Bienal do Rio já esquentou os seus motores e espera bombar neste seu primeiro final de semana. Mas, na semana pré-Bienal, quem chamou a atenção na lista foi a convidada de uma edição passada de outra bienal, a de São Paulo. Cassandra Clare, que arrastou multidões na bienal paulista de 2014, chegou ao topo da lista Infantojuvenil nessa semana ao vender 2.721 exemplares da edição de colecionador de Senhor das sombras (Galera Record). O número foi suficiente para dar a ela o terceiro lugar da Lista Geral, que continua liderada por Sapiens (L&PM) e tendo como vice-líder O poder da ação (Gente).

E Cassandra não está sozinha. Paula Pimenta, a mineira que apimenta as vendas do Grupo Autêntica, lançou o quarto volume da sua série Minha vida fora de série, publicado pelo selo Gutenberg. O livro, na sua primeira semana de livrarias, alcançou a 13ª posição da lista Infantojuvenil ao vender 510 exemplares.

As novidades na Lista Infantojuvenil, a propósito, não param por aí. Tem ainda A garota das sapatilhas brancas (Verus), na 11ª posição; a edição especial em capa dura de Harry Potter e a câmara secreta (Rocco), na 15ª; Elvis o peixinho cantor (Zastras), na 16ª, e Brincar e aprender (Yoyo Books), na 17ª.

Na lista de Negócios, chama a atenção Mente de vencedor (Literare), que estreou já ocupando o segundo lugar, com 1.093 exemplares vendidos na semana.

E agosto chegou ao fim com Sapiens no topo da Lista Mensal, com 18.393 cópias vendidas. Na sequência aparecem Na minha pele (Companhia das Letras), com 14.572, e O poder da ação, com 12.329. Batalha espiritual, que ainda é o mais vendido no ano, fechou agosto com, 10.327.

Voltando a falar da lista semana, o Ranking Geral das Editoras tem novo líder. O Grupo Companhia das Letras assume a dianteira, com 13 títulos. Na segunda posição, ficaram empatados o Grupo Editorial Record e a Sextante, com 11 títulos cada. Completam o pódio, com o bronze da semana, a Gente e a Intrínseca, com oito títulos cada.

No Ranking Geral Anual Parcial de 2017, a Sextante continua isolada no topo da lista, com 64 títulos emplacados ao longo de 2017. O Grupo Companhia das Letras, que se aproxima um pouquinho, mas ainda muito longe da Sextante, ocupa a segunda posição, com 51 títulos. Não vai ser fácil tirar da mão da Sextante o título de editora do ano no Prêmio Avena PublishNews de 2017.

[01/09/2017 09:29:00]