O mapa das livrarias do Rio de Janeiro
PublishNews, Leonardo Neto, 31/08/2017
Associação de Livreiros do Rio lança 'Guia de livrarias da cidade do Rio de Janeiro'

Nessa semana, o mercado brasileiro do livro volta os olhos para o Rio de Janeiro. Não só por conta da Bienal Internacional do Livro da cidade, que começa hoje, mas também pelos eventos que a gravitam. Um deles acabou ontem. A Convenção Nacional de Livrarias, que debateu temas pertinentes e relevantes para a cadeia distributiva do livro. Aconteceu, no fim da manhã desta quarta-feira, dentro da programação do evento, o lançamento do Guia de Livrarias da Cidade do Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Estadual de Livrarias do Rio (AEL – RJ), o Guia reúne informações sobre 204 livrarias instaladas e em funcionamento na cidade.

Das livrarias listadas, 25% são gerais. As demais são segmentadas: quatro delas dedicadas exclusivamente aos livros infantis; 23 voltadas para a comercialização de livros religiosos; 33 voltadas para livros técnicos e 27 sebos.

O Guia permite ainda visualizar a localização das livrarias por regiões da cidade. Sessenta lojas estão localizadas no centro do Rio. Essa é a região de maior concentração de livros na cidade. No outro oposto, está a imensa Zona Oeste, que tem apenas 24 livrarias. Na Zona Sul, são 54, e na Norte, 62.

Saldo positivo

Entre 2016 e 2017, o Rio perdeu cinco livrarias: a unidade da Saraiva que ficava no Ibmec, outra unidade da Cia dos Livros e as independentes Gramma, Antonio Gramsci e a AL Farabi. Mas, ao mesmo tempo, ganhou outras nove: além de novas unidades da Leitura (Bangu, Barra e Aeroporto Tom Jobin) e da Hudson News (duas também no Tom Jobin), brotaram na cidade uma nova loja da Saturno, no Méier, o sebo Sábias Palavras e a reabertura da Leonardo Da Vinci. Além disso, a cidade ganhou uma pop up store da Blooks.

“As livrarias continuam existindo, apesar de tudo. Vender livros no Brasil é como vender geladeira para esquimós. Precisamos investir na formação de leitores”, defendeu Antônio Carlos de Carvalho, presidente da AEL-RJ, durante a apresentação do Guia.

Nacional

Durante a Convenção, também foi apresentado o Anuário Nacional de Livrarias, organizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL). Com tiragem de mil exemplares, o anuário deve sair até maio do ano que vem, quando a entidade comemora 40 anos. Além de listar as livrarias e seus respectivos endereços, o Anuário da ANL deve trazer estatísticas e gráficos que traçam um diagnóstico do setor livreiro no Brasil. Além disso, a ANL lançará, junto com o Anuário, um aplicativo que permitirá a geolocalização de livrarias.

[31/08/2017 08:02:00]