Jabuti já recebe inscrições
PublishNews, Leonardo Neto, 18/05/2017
Critérios de avaliações das 27 categorias que já existiam foram revistos. Edição inclui duas novas categorias: HQs e Livros Brasileiros Publicados no Exterior.

Inscrições ao Prêmio Jabuti estão abertas até o dia 18 de julho | © Divulgação
Inscrições ao Prêmio Jabuti estão abertas até o dia 18 de julho | © Divulgação

De hoje até o dia 18 de julho, editoras e autores poderão submeter suas obras para o Prêmio Jabuti, o mais longevo e tradicional prêmio literário do País. Podem se inscrever nas suas 29 categorias livros publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016. A edição de número 59 vem com algumas novidades. A principal delas foi a inclusão de duas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Mas não param por aí.

O regulamento, que pode ser lido clicando aqui, foi revisado pela curadoria e os critérios de avaliação de cada uma das categorias ganharam nova redação, como pode ser lido no Anexo I do regulamento.

As novas categorias

Os livros inscritos em Histórias em Quadrinhos concorrem em pé de igualdade com os candidatos em outras categorias: com prêmio em dinheiro e podendo competir pelo prêmio Livro do Ano - Ficção. Por conta da criação dessa nova categoria, a categoria Adaptação deixa de receber livros desse gênero. Nessa categoria, o júri deverá se atentar a três critérios: integração entre imagem e texto; originalidade, inventividade e perícia técnica e edição e produção gráfica.

A categoria Livros Brasileiros Publicados no Exterior, ao contrário, é recheada de exceções. As principais delas são que o livro não concorre a prêmio em dinheiro e nem ao Prêmio Livro do Ano. Podem concorrer autores brasileiros (natos ou naturalizados), que tenham residência permanente no país. Os livros precisam ter tido a sua primeira edição em formato impresso publicada no exterior ao longo de 2016 com tiragem mínima de mil exemplares. Levam para casa o troféu, além do autor brasileiro, o editor estrangeiro, que receberá passagem e hospedagem por três dias em São Paulo, onde terá reuniões com editores brasileiros. Entre os critérios de avaliação dessa categoria, o Jabuti levará em conta as estratégias de promoção e de divulgação do título no exterior; tiragem e distribuição e qualidade e acabamento do produto final.

As outras 27 categorias da 59ª edição do Jabuti são: Adaptação; Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia; Capa; Biografia; Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Comunicação; Contos e Crônicas; Didático e Paradidático; Direito; Educação e Pedagogia; Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer; Engenharias, Tecnologias e Informática; Gastronomia; Ilustração; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Infantil; Infantil Digital; Juvenil; Poesia; Projeto Gráfico; Psicologia, Psicanálise e Comportamento; Reportagem e Documentário; Romance; Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas; e Tradução.

Os primeiros colocados em cada uma das categorias (exceto a Livro Brasileiro Publicado no Exterior) levam para casa, além da estatueta, prêmio de R$ 3,5 mil. Os ganhadores dos prêmios Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção ganham R$ 35 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Jabuti. Os valores das inscrições podem ser consultados clicando aqui.

[18/05/2017 11:09:00]