Lygia Bojunga estreia na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 16/03/2017
Mais do que isso, a autora premiada com o Hans Christian Andersen, emplaca seu primeiro livro nas listas de mais vendidos do PublishNews

Com 'A bolsa amarela', Lygia Bojunga estreia na lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros | © Divulgação
Com 'A bolsa amarela', Lygia Bojunga estreia na lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros | © Divulgação

Em 1976, Lygia Bojunga, a primeira brasileira a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen, publicava A bolsa amarela (Casa Lygia Bojunga), a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela): a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Hoje, 40 anos depois, o livro continua atualíssimo ao jogar luz em temas relacionados às igualdades de gênero. Tão atual que A bolsa amarela marcou a estreia de Lygia na Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros. Ela ocupa a 18ª posição da lista de Ficção. Mais do que isso, é a primeira vez que uma obra de Bojunga aparece nas listas de mais vendidos do PublishNews, considerando não só a Nielsen PublishNews, mas também a tradicional, publicada semanalmente.

Aliás, nessa segunda lista Nielsen PublishNews de 2017, Lygia não está sozinha. Ana Maria Machado, outra vencedora do Hans Christian Andersen, emplacou novamente o seu Menina bonita do laço de fita (Ática), na nona posição. A droga da obediência (Moderna), de Pedro Bandeira, na 10ª; Felpo Filva (Moderna), de Eva Furnari, na 12ª; e Marcelo, marmelo, martelo (Salamandra / Santillana), de Ruth Rocha, na 13ª, completam o time de ouro da literatura infantojuvenil da lista de Ficção de fevereiro.

A lista de Ficção é encabeçada por O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, que emplacou também O vendedor de sonhos (Academia de Inteligência / Planeta), na terceira posição, e Armadilhas da mente (Arqueiro / Sextante), na 14ª. No segundo posto mais alto da lista, está o menino Marco Túlio, o AuthenticGames, com A batalha da torre (Astral Cultural). Ele emplacou ainda AuthenticGames, na quarta posição, e AuthenticGames – A batalha contra Herobrine (todos da Astral Cultural), na quinta.

Em Não Ficção, o destaque vai para o estreante: Qual é a tua obra? (Vozes), de Mario Sergio Cortella, na posição número 11. Cortella, aliás, encabeça a lista com Por que fazemos o que fazemos? (Planeta), seguido por Ansiedade (Saraiva), de Cury, e Todo mundo tem um anjo da guarda (Sextante), de Pedro Siqueira.

A Companhia das Letras lidera o ranking das editoras, com cinco títulos. Globo e Planeta ficaram empatadas na segunda posição, com quatro títulos cada. Astral Cultural, Intrínseca, Santillana e Saraiva completam o pódio, com três títulos cada.

[16/03/2017 10:32:02]