Na última terça-feira, 28/2, o grupo Fnac Darty divulgou seus resultados para o ano de 2016. O grupo é resultado da fusão, realizada sete meses atrás entre a Fnac e a rede varejista de eletrônicos Darty. O CEO do grupo, Alexandre Bompard, manifestou otimismo quanto à performance do grupo. “ Os resultados da Fnac Darty em 2016 são bastante sólidos e apresentam forte crescimento. Todos os indicadores são positivos”, declarou o executivo. Com um faturamento de 7,418 bilhões de euros e com um crescimento de 2,1% na França e de 1,3% no exterior, parece que há apenas uma exceção para os resultados positivos do grupo francês: o Brasil.
O relatório, que pode ser acessado aqui, parece ignorar completamente o país, mesmo quando aborda as lojas internacionais. O Brasil, aliás, é mencionado apenas en passant, no melhor estilo francês: “A filial brasileira foi classificada como atividade descontinuada (IFRS 5), o Grupo já iniciou um processo ativo de busca de um parceiro que poderá levar à saída do país.” Foi esta frase que levou a mídia brasileira a noticiar que a Fnac teria anunciado a saída do Brasil. Não foi bem um anúncio, mas uma ação contábil que reflete uma decisão sólida da administração da empresa. Quando uma operação é classificada como IFRS 5, ela tem que estar disponível para venda imediata e sua venda tem de ser altamente provável, segundo os parâmetros da própria International Financial Reporting Standards (IFRS).
Um outro documento disponibilizado pela Fnac Darty, o Relatório de Atividades e Contas Consolidadas, traz mais algumas informações sobre a operação brasileira: “A Fnac já se engajou em um processo de busca de parceiros no Brasil que poderá levar à saída completa do país. Um banco de investimentos foi contratado para identificar parceiros em potencial e gerenciar as discussões. A Fnac Brasil está prejudicada por sua falta de massa crítica em um mercado amplo e já consolidado.”
Na última quarta-feira, 1/3, no entanto, a filial brasileira da Fnac emitiu um comunicado onde nega que a empresa queira deixar o Brasil. Reproduzimos o texto na íntegra:
São Paulo, 1º de março de 2017
COMUNICADO AO MERCADO
A Fnac anunciou nesta terça-feira o seu resultado 2016. O novo grupo Fnac Darty está agora focado na nova estratégia de integração com Darty, transformando-se em um relevante player no continente europeu. A operação brasileira precisa ter um tamanho crítico no sentido de ser relevante e reforçar sua posição de mercado. Devido a isso, a Fnac iniciou um processo ativo de busca de parceiro local para continuar e reforçar sua operação no país.
Fnac Brasil
O comunicado acima destoa radicalmente em sua última frase – "reforçar sua operação no país" – das informações divulgadas na Europa pela Fnac Darty em seus relatórios oficiais. Afinal, os mesmos afirmam que a busca de parceiros locais poderá levar à saída definitiva do país. O fato é que a contabilidade do grupo francês já classificou a operação brasileira como ativo descontinuado e os relatórios basicamente ignoram o Brasil.