Books in Print agora é Metabooks
PublishNews, Leonardo Neto, 15/12/2016
A mudança tem como objetivo atualizar a marca que já tem uma história de 50 anos nos mercados de língua alemã e que agora começa com a sua expansão internacional

“Procuramos um nome mais amplo, que abrangesse melhor tudo o que está dentro do serviço que a gente faz. Metabooks é moderno, direto e claro. Não tem nome mais objetivo que este”, comentou Ricardo Cos
“Procuramos um nome mais amplo, que abrangesse melhor tudo o que está dentro do serviço que a gente faz. Metabooks é moderno, direto e claro. Não tem nome mais objetivo que este”, comentou Ricardo Cos

O Books in Print, plataforma de gerenciamento de metadados alemã que desembarcou em 2016 no Brasil, nem bem chegou e já vai mudar de nome. A plataforma passa a se chamar Metabooks. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, durante o Happy Hour promovido pelo PublishNews e pela empresa que é irmã da Feira do Livro de Frankfurt e apoiada no País pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

“O nome que a empresa carregava vinha dos tempos em que se imprimia um catálogo com todos os títulos ativos. Era assim quando o negócio começou há 50 anos lá na Alemanha. Uma plataforma de metadados não é uma plataforma exclusiva de livros impressos e nem só de livros digitais, por isso o nome passou a não fazer muito sentido”, explicou Ricardo Costa, quem comanda a empresa no Brasil. “Procuramos um nome mais amplo, que abrangesse melhor tudo o que está dentro do serviço que a gente faz. Metabooks é moderno, direto e claro. Não tem nome mais objetivo que este”, completou.

A mudança chega em um momento decisivo na empresa, que hoje atua só no mercado de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça) e começa, com o Brasil, a fazer a sua expansão internacional. De acordo com Ricardo Costa, a empresa já está em negociações com outros mercados na América Latina para implantação da plataforma. “Vamos começar a mudança por esses novos mercados e depois estudar a possibilidade de mudar o nome na Alemanha também, onde a marca já é muito consolidada”, disse Ricardo Costa.

Costa prevê que a plataforma fique pronta no final de janeiro ou início de fevereiro, quando as editoras começam a fazer carga de dados no sistema.

[15/12/2016 11:08:00]