Book4You, o ‘Tinder dos livros’, sai em versão em app
PublishNews, Redação, 14/12/2016
Lançada em versão beta em dezembro de 2015 e com 71 mil usuários cadastrados ainda na fase de testes, plataforma chega à sua primeira versão e lança o aplicativo para Android

À esquerda, a tela que aparecer previamente para o usuário. Se ele curtir (clicando no <3), é direcionado para a segunda tela onde poderá saber mais e comprar o livro | © Reprodução
À esquerda, a tela que aparecer previamente para o usuário. Se ele curtir (clicando no <3), é direcionado para a segunda tela onde poderá saber mais e comprar o livro | © Reprodução
Título, autoria, capa, editora, data de lançamento. Para o Book4You, essas não são as informações mais relevantes na hora de escolher a próxima leitura. Acreditando que o enredo é o que realmente importa em um livro, a startup criou uma nova forma de descobrir histórias. Na plataforma, que chega agora à sua primeira versão com o lançamento do aplicativo para Android, disponível para download gratuito na PlayStore, e, em breve, para IOS, e com a reformulação do site, os livros são organizados em listas temáticas criativas e apresentados apenas por meio de suas sinopses. O usuário lê a sinopse de cada um dos títulos e diz se gostou - neste caso, são então revelados os dados básicos da obra: título, autor, capa, editora e o preço nas diversas lojas cadastradas. Ele pode ser direcionado para a compra – e vai poder escolher entre o impresso ou digital - ou guardar o livro em “Minha Lista”'. Mas se o usuário não se interessar pelo enredo, ele clica em 'Não gostei' e aquele livro é excluído da lista.

Idealizado por Cassio Bartolomei, ex-Citibank, e tendo como sócios fundadores Maria Fernanda Rodrigues, repórter de literatura do Estadão e titular da coluna Babel, e Thiago Porto, CTO da editora PerSe, o Book4You, startup acelerada pela MidStage, foi lançado em sua versão beta em dezembro de 2015 e em menos de um ano já contava com mais de 71 mil usuários. No Facebook, mais de 500 mil pessoas acompanham as novidades da empresa. Agora, com o aplicativo para Android disponível e com o novo site, a expectativa é que esse número chegue em 150 mil usuários até junho de 2017.

Cassio Bartolomei: 'No Book4You, nós não julgamos os livros pela capa' | © Leonardo Neto
Cassio Bartolomei: 'No Book4You, nós não julgamos os livros pela capa' | © Leonardo Neto
“Vivemos num mundo em que as relações são superficiais e onde as pessoas também fazem suas escolhas por critérios superficiais. No Book4You, nós não julgamos os livros pela capa. Queremos mostrar sua essência”, diz Cassio Bartolomei, CEO do Book4You.

Já estão no ar mais de 40 listas e outras seleções serão incluídas semanalmente. Cada uma delas conta com pelo menos 15 livros e todas são atualizadas com frequência - as sinopses menos curtidas são substituídas por novas histórias. Outro destaque é que as listas trazem desde os mais recentes lançamentos até títulos que já estão no mercado há anos, ampliando o tempo de vida de um livro e aumentado a chance de ele ser descoberto.

Em um momento em que as livrarias não dão conta de expor os lançamentos de todas as editoras e que os livros mais antigos ou sem apelo comercial ficam escondidos nas prateleiras das lojas ou encalhados nos estoques nas editoras, o Book4You surge como um ambiente propício para a descoberta dos melhores livros e autores para cada tipo de leitor – goste ele de clássicos, romances históricos, contos, poesia, distopia, best-sellers, cults, curtos, longos, etc.

[14/12/2016 10:19:00]