Publicidade
Publicidade
(Não) é a economia, editor!
PublishNews, Julio Silveira, 26/08/2016
O livro vai mal, e vai ficar igual se a gente não pensar diferente

O livro não subiu enquanto o Brasil dava um salto; o livro despencou quando o Brasil caiu. Vendiam-se poucos livros quando o preço de capa estava alto; vendem-se menos ainda quando o preço é mais baixo. Não há nem vagalumes no fim do túnel editorial de acordo com os dados encarados na manhã de quarta, analisando o mercado do livro 2006 a 2015, a “ década perdida”. O panorama estatístico, corrigido pela inflação e cotejado com o PIB, mostrou, entre outros, que o segmento de obras gerais (que inclui aquele livro na sua cabeceira), faturou em 2015 apenas 60% do que faturava em 2006. Tirando um espasmo por volta de 2009, o movimento nestes 10 anos foi (e ainda é) de queda livre (23% só no biênio passado).

A derrocada no faturamento ocorreu mesmo com o aumento no número de exemplares impressos, o que demonstra o apego dos editores pelos encalhes e por uma economia wishful thinking, onde um aumento da oferta teria poder de aumentar a demanda. Pela mesma lógica do autoengano, advoga-se que a fixação (no alto) no preço do livro vai atrair mais leitores, mesmo que por decreto.

Falando pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Marcos Pereira desabafou: “Hoje, os donos das livrarias estão me dizendo para aumentar os preços. Eles também sofreram com a inflação, reajuste de aluguel, salários. É difícil convencer a sociedade que o preço fixo pode ser bom para ela”. Sim, é difícil. Mais difícil ainda é fechar uma equação em que preços mais altos (e fixos) façam aumentar o faturamento de modo a compensar a perda por elasticidade (em outras palavras, a perda dos leitores que também sofreram com inflação e que vão trocar os livros caros por, sei lá, caçar pokémons).

A equação não fecha, e nem acho que devemos encarar isso como um problema econômico. O setor de bens de consumo, ou o financeiro, vão para onde for a economia. Nosso setor, o cultural, é mais afetado para onde vai… a cultura.

Estamos passando por um grande câmbio cultural e não há contas ou decretos que deem jeito na economia do livro, se estes se propuserem a manter as coisas do jeito que estão (ou estavam). A cultura mudou, os leitores mudaram. Resta aos editores e livreiros decidirem se ficam para trás, ou se aproveitam as mudanças. Segundo alguém que entende da história do livro,

“A mudança mais óbvia é a tecnológica. A internet transformou o modo como os livros são produzidos, vendidos e lidos. As mudanças que começaram em 1991, com o desenvolvimento da internet, são tão grandiosas quanto às da Era Gutenberg. E elas continuam. Não é exagero dizer que o mundo do livro está passando por sua maior transformação em 500 anos. É excitante e ameaçador para profissionais do livro, mas, para mim, é um tempo de grandes oportunidades”.

Segundo Robert Darnton, “as editoras não estão perdendo dinheiro porque essas pessoas [nativos digitais] não compravam livros. O público leitor está crescendo graças ao livro digital.” Pode-se discutir a quantidade, e mesmo a qualidade, dos leitores, mas não pode-se contestar que em nenhuma época se escreveu, e se leu, tanto. A prova está neste artigo, assim como as dezenas de posts, emails e textos que você vai ler ou percrustar antes mesmo do almoço, na sua mesa de trabalho ou no objeto retangular que você leva no bolso e que o mantém conectado.

Um desavisado que consultar a lista de mais vendidos pode estranhar a profusão de blogueiros e outras personalidades geradas nas profundezas caóticas da internet. E, se este desavisado for também desconectado, talvez isso lhe pareça, com certo desprezo, mera “cultura de massa”. O que ele não vê é que já não é meramente a cultura “de” (ou melhor, “para”) a massa, e sim a cultura da massa. Eis um sintoma de que os leitores já não estão mais acatando a posição, passiva, de consumidor. Os leitores, em rede, já detêm o poder de detectar os futuros bestsellers e de definir o sucesso comercial dos livros publicados. Com o fenômeno dos booktubers, o ciclo se completa e leitores tornam-se escritores.

Fundir leitor e autor é um desejo antigo que a tecnologia (ou a filosofia) vem tentando responder. A internet fez 25 anos e, no primeiro browser criado por Tim Berners-Lee, já havia um botão “edit” para que qualquer um pudesse escrever nas páginas que acessasse (o que hoje se pode fazer apenas nos sites Wiki). Antes disso, os revolucionários como Theodor W. Adorno olhavam torto para os “novos” meios de comunicação que criaram consumidores passivos e [politicamente] alienados, já que “não se desenvolveu nenhum dispositivo de réplica”. E antes mesmo da Revolução Industrial, Immanuel Kant (citado por Roger Chartier) sonhava com que “cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juízos sobre as instituições de seu tempo, quaisquer que elas fossem, e que, ao mesmo tempo, pudesse refletir sobre o juízo emitido pelos outros.”

Ok, ok. Muito bacana, muito erudito. Os leitores agora podem (e querem) participar: selecionando, publicando, promovendo, escrevendo. Mas como isso pode ajudar a remendar a cadeia do livro, ou mesmo a pagar as contas dos editores e livreiros?

Não sei, mas procuro saber. Só acho que o caminho passa mais por uma daquelas “grandes oportunidades” de que falou o Darnton do que em tentar resolver (ou entender), com as ferramentas de ontem, um problema de hoje. E quando ao amanhã? No mesmo dia em que os editores encaravam os números da “década perdida”, os livreiros reuniram-se para pensar na “ Livraria do futuro”... mas nem tanto. Regulamentação, margens das editoras, a velha farinha-pouca.

“Tentar ganhar da

turma da internet não é fácil não”, disse Marcus Teles, da rede Leitura.

Verdade: não é fácil ganhar da turma da internet, e nem vale a pena. Também

difícil, porém mais produtivo, seria descobrir como ganhar a turma

da internet: o leitor.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Espero poder ter uma biblioteca pequena na frente de casa, mas sei que isto é só um sonho.
Ridwan Sururi
Bibliotecário indonésio criador da Biblioteca a Cavalo
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar