MinC mexe na estrutura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
PublishNews, Leonardo Neto, 26/07/2016
Em uma única canetada, ministério exonera três coordenadores da diretoria, que passa a responder para Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural

O Diário Oficial da União desta terça-feira traz a exoneração de dois coordenadores da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) ligada ao Ministério da Cultura (MinC): Lucília Helena Craveiro Soares, até então coordenadora-geral de Literatura e Economia do Livro, e José Roberto Silva, que ocupava o cargo de coordenador-geral de Leitura. A diretoria já estava sem um titular desde maio, quando Volnei Canônica, deixou a pasta e sem um responsável pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, cargo ocupado por Veridiana Negrini até o início deste mês. Segundo apuração do PublishNews, a DLLLB sofre ainda alteração na sua estrutura hierárquica. Antes, a diretoria era subordinada à Secretaria Executiva do MinC e agora, passa a responder para a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), informação não confirmada oficialmente pela assessoria de imprensa MinC.

Em um manifesto enviado às entidades representativas da cadeia do livro, José Castilho Marques Neto, ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e militante das questões relacionadas ao Livro, observou “que a SCDC não tem nenhuma ligação imediata com o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e igualmente nenhuma tradição de trabalho com a área do livro e leitura no âmbito do MinC” e completou: “esses fatos são de alta gravidade e indicam um esvaziamento, com evidentes sinais de possível futura extinção, da DLLLB”.

A DLLLB, criada em 2008, é responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política do MinC no campo do livro e da leitura. Em 2011, deixou de ser diretamente subordinada ao MinC e passou a reportar à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2014, voltou a pertencer à estrutura organizacional do MinC onde ganhou mais importância e passou a incorporar na sua estrutura o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler); e a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles - BDB, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do Livro.

Procurado, o MinC não se manifestou, até o fechamento desta edição, sobre uma possível recomposição dos quadros.

Tags: Castilho, DLLLB, MinC
[26/07/2016 10:40:49]