Retratos da Leitura na Flip
PublishNews, Redação, 29/06/2016
Instituto Pró-Livro participa da Flip com ciclo de debates sobre o perfil leitor do brasileiro e sobre os resultados da pesquisa Retratos da Leitura

Durante a Flip, que segue até o próximo domingo, o Instituto Pró-Livro (IPL) realiza um ciclo de debates sobre o perfil do leitor brasileiro e sobre os resultados da pesquisa Retratos da Leitura divulgados recentemente.

A primeira mesa do ciclo acontecerá nesta quinta-feira (30), às 16h, na Casa Cultura Câmara Torres (Rua Dona Geralda, 157), e cruzará dados de três relevantes pesquisas sobre a leitura e livro — Retratos da Leitura no Brasil, Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) e Produção e Vendas do Mercado Editorial (Fipe) e promoverá o debate sobre esses indicadores para orientar futuras políticas públicas de formação de leitores. A mesa contará com a mediação do jornalista Leonardo Cazes (O Globo) e a presença de Marcos da Veiga Pereira, presidente do IPL; Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil; Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Ana Lúcia Lima, coordenadora da pesquisa do INAF e Mariana Silveira Bueno, pesquisadora da FIPE.

Na sexta (1º), ocorrerão mais duas mesas do ciclo do Retratos do Leitor e do Não Leitor. Na primeira, às 14h30, o jornalista Antônio Gois, o escritor Marcílio França Castro e a socióloga Neca Setúbal irão analisar e interpretar os dados das três pesquisas sobre leitura e discutirão temas como: de que modos às pesquisas se articulam, para qual futuro elas apontam e quais as perspectivas demográficas e educacionais do País.

No terceiro encontro, que iniciará às 16h15, representantes da sociedade civil envolvidos com a questão da leitura e da educação e instituições ligadas à política pública do livro, levando em consideração as discussões anteriormente apresentadas, elaborarão propostas de formação de leitores e de iniciativas para o estimulo à leitura no Brasil. Integrarão a mesa: Bernadete Passos, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias; Rodrigo Ciríaco, da Mesquiteiros; Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito a Educação; Ana Carolina Velasco, gerente de relacionamentos da GIFE e Patrícia Lacerda, da Rede de leitura e Escrita com Qualidade para Todos – GIFE.

O ciclo de debates é uma realização do IPL, da Flip, do Instituto C&A e do jornal O Globo.

[29/06/2016 10:44:46]