Primavera literária brasileira da Universidade da Sorbonne divulga programação
PublishNews, Monique Sampaio, 09/03/2016
Evento acontece entre os dias 21 e 31 de março e, de Paris, autores se dividem entre Alemanha e Itália

Como já noticiado pelo PublishNews, a Universidade Sorbonne recebe, de 21 a 31 de março, a segunda edição do Printemps Littéraire Brésilien. No início dessa semana, Leonardo Tonus, curador do festival dedicado à literatura brasileira, divulgou a programação completa do evento que vai reunir 30 autores, ilustradores, poetas, cineastas e fotógrafos brasileiros ou que tratam do Brasil em suas obras. Juntos, eles vão debater a respeito dos panoramas culturais e literários no país atualmente.

Leonardo Tonus e Alexandre Vidal Porto na edição da Printemps Littéraire Brésilien de 2015 | © Divulgação
Leonardo Tonus e Alexandre Vidal Porto na edição da Printemps Littéraire Brésilien de 2015 | © Divulgação

Entre os destaques da programação, está Marcello Quintanilha, vencedor no 43º festival internacional de quadrinhos de Angoulême, na categoria quadrinho policial. Ele participa de uma mesa no dia 26, a partir das 15h, na Maison du Bresil, ao lado do também ilustrador brasileiro Marcelo D´Salete. No dia 29, a partir das 18h30, na Maison de la Culture du Japon à Paris, Roger Mello, o único ilustrador brasileiro ganhador de um prêmio Hans Christian Andersen, participa de uma mesa, ao lado de Lúcia Hiratsuka e editora francesa Paula Salnot, proprietária da Anacaona, editora especializada em publicar autores brasileiros na França.

Parte da Printemps coincide com o Livre Paris, o novo nome do Salão do Livro de Paris, que em 2016 acontece entre os dias 17 e 20 de março. Dentro da programação dos dois eventos, acontecem lançamentos de livros como o da antologia Olhar Paris, organizada por Tonus e publicada pela editora Nós.

Por motivos de segurança, os organizadores informam que é necessário enviar confirmação para cada uma das atividades realizadas na Embaixada do Brasil e na Sorbonne via o e-mail printempsbresil@gmail.com.

Itália e Alemanha

Depois de Paris, os autores Mário Araújo, Caio Yurgel, Paula Fábrio, Susana Fuentes, Ieda de Oliveira, Lúcia Bettencourt e Felipe Franco Munhoz seguem para uma programação em Berlim, onde participam, no dia 1º de abril, de um encontro intitulado Paris-Berlim: (d)escrevendo a cidade, na Embaixada Brasileira em Berlim. No dia 2, o encontro será no restaurante Max und Moritz. Depois de Berlim, parte da comitiva de autores segue para a Feira do Livro Infantojuvenil de Bolonha, que acontece de 4 a 7 de abril.

Confira a programação completa do Printemps Littéraire Brésilien, clicando aqui.

[09/03/2016 10:47:43]