Barco a Vapor vai para João Luiz Guimarães
PublishNews, Leonardo Neto, 23/09/2015
A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira, em SP. Este é o livro de estreia de João Luiz Guimarães

'O vento de Oalab', livro de estreia de João Luiz Guimarães, é o vencedor do Prêmio Barco a Vapor 2015 | © Divulgação
'O vento de Oalab', livro de estreia de João Luiz Guimarães, é o vencedor do Prêmio Barco a Vapor 2015 | © Divulgação
Aconteceu na noite da última terça-feira (22), a entrega do prêmio Barco a Vapor 2015. A obra selecionada pelo júri foi O vento de Oalab, livro de estreia do jornalista carioca João Luiz Guimarães. Na ata de escolha do vencedor o júri escreveu: “o texto escolhido apresenta uma história simples e original, sensível e criativa, que aponta para os temas da liberdade, da criação literária, da percepção de mundo e da reflexão”. João recebeu o prêmio de R$ 40 mil em adiantamento pelos direitos de publicação de seu título que irá compor a Coleção Barco a Vapor, publicada pela SM.

O Barco a Vapor foi criado pelo Grupo SM na Espanha há 37 e é replicado nos países onde o grupo atua. Além do Brasil e da Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana têm edições do prêmio. O Brasil, no entanto, é o campeão de inscrições. Na edição de 2015, foram 1.155 obras inscritas. “Para nós da Fundação SM, é motivo de alegria entregar esse prêmio. Estamos celebrando a leitura e a literatura. Sem essas duas coisas não podemos formar cidadãos que sonham”, declarou Pilar Lacerda, diretora da fundação no Brasil.

Todos os anos, o Barco a Vapor homenageia um escritor na sua cerimônia de entrega. Em 2015, o escolhido foi Mário de Andrade. Para lembrar a obra e a vida do escritor, a cantora Suzana Salles interpretou exemplares do cancioneiro popular – muitos deles coletados por Mário – e o ator William Amaral leu trechos de cartas e livros do modernista. Na cerimônia de entrega do prêmio, Ana Carolina Carvalho autografou o seu livro A conta-gotas, vencedor da edição passada.

[23/09/2015 13:58:29]