Publicidade
Publicidade
Por que amamos as distribuidoras digitais
PublishNews, 15/07/2015
O dia-a-dia digital não é mega ultra fácil. As editoras que não possuem uma força tarefa, por favor, pense com carinho nas distribuidoras.

Estamos em um momento bem engraçado, no mercado de e-books brasileiro. Por um lado, o mercado inteiro sentindo o peso da crise, o peso dos cortes das compras governamentais (livros físicos). Por outro lado, as vendas dos e-books estabilizaram e apresentam um leve crescimento. Claro que o valor da venda digital vem sem as agruras dos estoques e dinheiro empatado em consignação. Mas acho que este assunto é velho e nas colunas anteriores gastei muitos teclados ao tentar explicar o quanto o digital pode ser "salvador". Vamos voltar ao hoje.

O quadro é bem interessante: mais de 40 mil e-books publicados e sendo comercializados, as plataformas de autopublicação bombando, as grandes editoras lançando simultaneamente em diversos formatos (até em áudio). Dentro das editoras as coisas não mudaram muito... O "setor digital" continua contando com uma ou duas pessoas. Algumas editoras até eliminaram esta figura misteriosa da folha de pagamentos, com intuito de distribuir as funções entre os funcionários "normais" da organização.

Como as pessoas que me conhecem sabem, e as que me leem também, sou otimista. Estas mudanças já eram esperadas e seguem um curso natural de arrumação nas editoras. O e-book não deve ter um tratamento diferenciado e isolado. Mas com as saídas das pessoas responsáveis fica um grande vácuo operacional, sentido principalmente por nós, livreiros digitais.

O dia-a-dia digital não é mega ultra fácil: precisa de acompanhamento di-á-rio. Só para citar algumas das responsabilidades ao se administrar um acervo digital, temos a subida do conteúdo (epub, capa e metadados), atualização de preços, agendamento de promoções e ações, consertos de arquivos defeituosos, agendamento de pré-venda... Isso tudo multiplicado pelo número de lojas que você atende. É aí que entram as queridas figuras dos distribuidores digitais. As editoras que não possuem uma força tarefa, ou precisam de uma curva de aprendizado da equipe para este novo produto, por favor, pense com carinho nas distribuidoras. Hoje contamos com nomes nacionais e internacionais, que vieram para somar o negócio. A qualidade dos metadados e dos arquivos melhorou consideravelmente com a ajuda dos distribuidores. Ao contratar o serviço deles, você contrata uma consultoria e um setor responsável para gerir seu acervo digital... E o melhor de tudo, atendendo várias livrarias de uma vez. Eles ajudarão na parte mais chata, que é a operacional, sobrando tempo para pensar no que realmente interessa: vendas, ações de marketing e merchandising, análise de dados com BIG DATA, pensamento em inovação e pesquisa do cliente.

O mercado de digitais, repito pela trocentézima vez, é uma realidade. O setor no educacional continua se arrastando, o operacional das editoras deixa a desejar e o market share das livrarias e editoras tende a se concentrar, mostrando um mercado nada maduro e sustentável. Sem uma administração eficiente do operacional, como crescer? Não tenho a menor autoridade para falar aqui de gestão de negócios, mas tenho aprendido bastante. Mesmo estando no básico nesta disciplina (minha formação e experiência é puramente editorial), já me parece algo totalmente óbvio, porém não óbvio para o nosso mercado.

Quando eu era pequena lá em Barbacena eu achava que os diretores sabiam de tudo... Mas eles são humanos e a criptonita deles é a falta de informação. E os membros da direção que não possuem um canal aberto de informação, são suicidas. Portanto, se você é do setor digital, vê dificuldades e não luta para que esta informação chegue à direção de sua editora, você está cometendo um harakiri e deixando uma granada na empresa, pronta a explodir com baixos resultados, diminuição de market share e zero na nota de inovação. Editoras são empresas como outra qualquer e não é por se tratar de livros que somos especiais e mais inteligentes.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Enquanto escrevo, vou entendendo o livro. Gosto da ideia de que um livro já existe e ao escrever vou descobrindo-o.
Alejandro Zambra
Escritor chileno
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar