Publicidade
Publicidade
Uma devastação amazônica
PublishNews, 29/05/2014
Um livro que o presidente da Amazon não quer ver nem de perto: "The everything store: Jeff Bezos and the age of Amazon", de Brad Stone

Chegou ao primeiro lugar na Amazon um livro improvável: um catatau de 700 páginas de um economista francês pregando contra a concentração de renda. Em O Capital no século 21, Thomas Piketty demonstra que a acumulação de lucros das empresas mais “eficientes” leva à desigualdade, com resultados nefastos a longo prazo para o mercado e para a economia. É o livro que Jeff Bezos deveria manter na cabeceira.

Já outro livro o presidente da Amazon não quer ver nem de perto: The everything store: Jeff Bezos and the age of Amazon, de Brad Stone. A obra (na 2.400ª posição entre os bestsellers) pinta-lhe um retrato nada lisongeiro. Detalha, entre outras, a tática de enfraquecer editoras, prejudicando suas vendas, até dobrá-las em negociações, “como um guepardo devora gazelas adoecidas”.

Everything Store é publicado pela Little Brown, um dos selos do conglomerado Hachette. E é justamente esse grupo editorial francês a gazela que decidiu atacar o guepardo. Está recusando as condições impostas pela Amazon e sofrendo as consequências: alguns de seus títulos somem das prateleiras virtuais; para outros a entrega custa mais caro e demora mais (como um sistema “un-prime”). Há ainda os livros que tem os descontos suspensos, e os que ganham a companhia de mensagens como “as pessoas estão comprando outro título, mais barato”.

O risco da Hachette (e de outras empresas) é grande. A Amazon detém um terço do mercado de livros impressos, e dois terços dos livros digitais. A questão é saber qual sacrifício é válido para apenas manter-se no mercado. Como uma gazela sedenta que sabe que à beira do riacho o guepardo espreita.

Leitores e editores devemos à Amazon o enorme avanço no mercado das palavras, com a pronta disponibilidade de uma imensidão de títulos. É preciso reconhecer que eles praticamente implementaram o mercado de livros digitais. Também é graças à Amazon que um mercado com métodos (e postura) bicentenários teve de descer do pedestal para entrar no século 21, e é razoável atribuir à Amazon o crescimento da leitura na geração digital. Há até quem aplauda (sem sarcasmo aparente) o empurrão (para o abismo) que a Amazon dá nas livrarias de rua, “essas instituições cult e agonizantes”. O que não se vê, no entanto, é que a eficiência amazônica foi obtida com margens ínfimas, muitas vezes negativas. O mercado endossou, na forma de investimentos, o crescimento vertiginoso da empresa de Seattle. Mas depois de tanto “add to cart”, é preciso fechar a conta. Com os livros digitais atingindo um platô de 30% do mercado, e o lucro operacional líquido (NOPAT) patinando em 1%, resta à Amazon engordar suas margens. Como a ponta do consumidor não dá para apertar (por conta de concorrentes como a BookDepository.com, que ela teve que comprar, e pelas ferramentas de comparação de preço), resta espremer as editoras, essas “intermediárias”.

O leitor final sempre foi a estrela guia da empresa. Para ele a Amazon pintou uma utopia de títulos sem fim em qualquer formato a preço baixo e entrega rápida (ou instantânea, com os kindle books). Foi em nome do leitor que ela ajudou a condenar as maiores editoras americanas quando elas teriam entrado “em conluio” com a Apple para oferecer e-books a preços acima do preconizado pela Amazon. Era em defesa do leitor que retirou os botões de “comprar” dos livros da MacMillan, quando ela ousou pedir mais que U$ 9,99 por um e-book. Fica difícil então sustentar que “em nome do leitor” ela esteja programando algoritmos para dificultar ou impedir a venda de livros que ele quer ler, mas que a Amazon não quer vender.

A cadeia do livro está, no mínimo, magoada. Pelos corredores escutam-se as palavras “boicote e monopólio”, mas sussurradas, para não acordar o Leviatã. James Patterson, um dos autores frequentes nas listas de best-sellers da Amazon, publicado por um dos selos da Hachette, definiu o confronto como uma “guerra econômica, e as livrarias, bibliotecas, autores e os próprios livros estão no meio de um tiroteio”. E arrematou: “se esse é o novo American way, então talvez seja o caso de mudar — pela lei, se preciso for — mas imediatamente. Se não antes”.

Ou talvez seja a hora de editores, livreiros e leitores abrirem o livro que está em 5º lugar na Amazon, do monsieur Piketty, e pensar o capital, e o mercado da literatura, no século 21. De preferência no Kindle.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Ser escritor é se arriscar a ficar vulnerável, a dizer a verdade.
Cheryl Strayed
Escritora norte -americana
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar