“Devemos, com a compra da Santillana, alcançar a Planeta”, diz CEO da PRH
PublishNews, Carlo Carrenho e Leonardo Neto, 02/04/2014
Fizemos duas perguntas a Marcus Dohle sobre a compra da Santillana e as suas consequências no Brasil

A recente compra da Santillana pela Penguin Random House teve impactos diretos aqui no Brasil. Como já é conhecido, um dos reflexos mais importantes foi a consequente união de Companhia das Letras e Objetiva. Mas quais os próximos passos? O que mais poderá acontecer? O PublishNews foi atrás dessas respostas, pegou carona em uma entrevista da buchreport, revista alemã especializada na cobertura do mercado editorial, e fez duas perguntas a Marcus Dohle, CEO da PRH.

PublishNews – A integração da Penguin e Random House iniciada em 2013 levará, de acordo com suas estimativas, três anos. Ao invés de se concentrar nisso, você resolveu comprar a Santillana. Por que ir com tanta sede ao pote?

Marcus Dohle – A lógica é simples. Na Espanha e na América Latina – ao contrário do que acontece nos mercados anglo-americanos – não há a integração da Penguin com a Random House. Buscamos lá [na América Latina] o objetivo de continuar crescendo. Já havíamos adquirido as cotas remanescentes da Random House Mondadori no final de 2012. A aquisição da Santillana, portanto, é o próximo passo mais lógico dentro desse contexto. Depois da aprovação pelos comitês antitruste, devemos, com a compra da Santillana, alcançar a Planeta na liderança do mercado hoje encabeçado por ela.

PN – Santillana tem mais do que 50% de suas vendas na América Latina, em especial no Brasil. Qual o papel do Brasil nesse objetivo de liderar o mercado?

MD - O Brasil é a chave do nosso crescimento nesse mercado, mas outros países da América Latina como México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile também desempenham papeis igualmente importantes. Nós precisamos desse crescimento, mesmo porque a Espanha continua lutando contra a crise econômica. No Brasil, agora, temos 45% da Companhia das Letras, e 100% da Objetiva depois da aquisição da Santillana.

O PublishNews soube que a PRH já tentou aumentar a sua participação na Companhia das Letras e que continuará buscando a aquisição de 100% do negócio. De acordo com fontes de dentro da PRH, a maior editora do mundo tentará negociar o aumento de seu capital com os demais acionistas nos próximos meses. Caso a PRH assuma o controle da empresa brasileira, é possível que a Objetiva e a Companhia se aproximem ainda mais em suas operações.

[02/04/2014 00:00:00]