Publicidade
Publicidade
Escritor bom é o que mais aparece
PublishNews, 05/09/2013
Ser autor em tempos de rede

Franz Kafka só teria um seguidor no Twitter, um único amigo no Facebook. E passava o dia em casa escrevendo, para ninguém. Aquele único amigo, Max Brod, se negou a atirar os papéis de Kafka ao fogo, editou e fez publicar a obra, tornando o autor de Metamorfose um dos mais importantes escritores do século 19 — postumamente. “Esse autor introspectivo, que passa o dia dentro de casa escrevendo, não existe mais. Rubem Fonseca [ou Kafka], hoje, não seria publicado. Ele é de outra escola, outra época”, pontificou o editor e escritor Raphael Draccon. Para ele, mais que uma boa história bem contada, é requisito para o autor “participar de muitos eventos e saber se comunicar com o leitor”. A declaração teve o repúdio esperado e foi replicada pelas timelines de leitores chocados com essa “vulgarização do papel do escritor”. Pode-se discutir a insolência da afirmação do escritor/editor, mas, sossegados os ânimos, é preciso encarar. Ele está dizendo, com a inocência e clareza do menino da fábula, o que ninguém gosta de saber: que “o rei está nu”.

O que é determinante para a afirmação de um escritor? É a qualidade de seu trabalho ou sua capacidade de espalhar suas ideias por leitores? Em um mercado editorial, cuja fórmula só dá resultado com grandes números (tiragem), o que importa mais, o autor “torre de marfim” ou o “arroz de festa”? E em um ambiente de rede, onde não há mais barreiras (ou intermediários) entre o escritor e o leitor, a quantidade de “likes” é certificado de validade do autor?

Aquilo que Bourdieu postulou como Capital Social (“o agregado dos recursos efetivos ou potenciais ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de conhecimento ou reconhecimento mútuo”) entendemos intuitivamente como “panelinha”. É preciso estar na “panelinha” para aparecer. Por sinal, o termo “panelinha” veio do encontro de escritores na casa de Machado de Assis, no Cosme Velho, onde os venerados autores charlavam em torno de um caldeirão (ou panelinha). É coincidência que nosso escritor maior tenha sido nosso maior “capitalista social” bourdiano? Machado de Assis criou uma “rede durável de relações e reconhecimento mútuo” sólida e a institucionalizou como a Academia Brasileira de Letras. Sua atividade social intensa — assim como a de escritores do cânone como Mark Twain, Oscar Wilde, Victor Hugo, figurinhas fáceis em palestras, congressos e feiras — só fortaleceu o monumento de sua obra.

“Participar de eventos e saber falar com leitor” não é a marca somente de escritores de literatura de fantasia juvenil. “Não creio que se possa julgar um trabalho pela maneira como o escritor se posiciona”, reconhece o premiado escritor Luiz Ruffato. Para ele, a presença de escritores em “festivais literários, feiras do livro, palestras, conferências, oficinas” é o que tem permitido o recente fenômeno de se poder viver de literatura no Brasil.

Aos que cultivam a “pureza” do escritor, é sempre bom voltar às Ilusões perdidas. O livro de Balzac começa com dois jovens amigos escritores. O primeiro, David, fica na cidadezinha tocando a duras penas o negócio do pai, uma gráfica. O segundo, Lucien, segue para Paris, para que o mundo reconheça seu gênio literário. O que ele vai perdendo são as ilusões do título, e o que ele encontra é o frívolo, cínico e pecuniário mundo das letras, onde importam muito mais quem você é, e de quem você é amigo, do que propriamente o que você escreve. (Seria a obra de Lucien, que encontrou a glória, “melhor” que a de David, que continuou enfurnado na província?)”

Para aquele autor que escreve bem, mas prefere ficar no seu canto (ou torre de marfim) a desfilar no circo literário, resta talvez a fama póstuma. Foi o que Kafka conseguiu. Ou Tommasi di Lampedusa, que morreu antes de seu O Leopardo virar um clássico. O italiano se definia como “um rapaz que gostava da solidão, que gostava mais de estar com as coisas do que com as pessoas”. No caso de Lampedusa, quem impediu que a obra fosse enterrada com o autor, foi o editor (e milionário e terrorista de esquerda) Giaccomo Feltrinelli.

Um único amigo, como Max Brod, ou um único editor sagaz, como Feltrinelli, podem levar um bom escritor à glória — ainda que póstuma. Aos escritores (os bons e os nem tanto) que não têm essa sorte restam talvez os amigos do Facebook, seguidores e que tais da rede.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Não acredito que alguém possa se interessar pela literatura a não ser começando pela leitura
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar