Publicidade
Publicidade
O Freela e os Eventos
PublishNews, 08/08/2012
Nesta coluna, Cassius dá sete dicas de o que - e o que não - fazer em um evento do mercado editorial

Com a Bienal do Livro começando, resolvi tocar em um assunto importante para todos os freelas: os eventos. Como trabalhamos em casa e em geral temos pouco contato com nossos empregadores e pessoas em geral, é fundamental participarmos de eventos do mercado editorial para conhecer pessoalmente gente que só falamos por e-mail, fazer contatos e sentir o clima desse mercado.

Vou falar especificamente da Bienal, que é o maior evento e que conta com a participação de praticamente todas as editoras, mas isso vale para outros menores também. Veja abaixo sete dicas do que fazer (ou não) em um evento.

1 – Vá a Bienal. Isso é básico, mas muita gente não vai. Não adianta ficar com desculpa de falta de tempo, de dinheiro, de vontade, isso é um investimento em sua carreira.

2 – Se vista direito. Não, você não precisa ir de terno e gravata, mas não apareça de bermuda ou mega desleixado. A aparência conta nessas horas.

3 – Tenha um planejamento do que vai fazer. Pense em que editoras vai visitar, mande e-mail marcando um bate-papo ou pelo menos perguntando educadamente se os editores estarão lá e quando estarão.

4 – Não seja demasiadamente tímido e nem extrovertido demais. A sobriedade é sempre a melhor atitude nesses casos, principalmente se você está conhecendo as pessoas pela primeira vez. Mas se já for velho conhecido, então pode aproveitar o coquetel das editoras.

5 – Ande muito, conheça tudo, veja como são os estandes das editoras, olhe muitos livros, compre muito (se possível). Quanto mais fizer uma imersão no meio, melhor.

6 – Tenha cartões de visita, se possível. Sempre ajuda na hora de trocar contatos.

7 – Ao voltar de um evento, mande um e-mail de contato para as pessoas com as quais conversou, agradecendo pelo encontro e se colocando a disposição.

Como em qualquer área, na editorial os contatos são uma das coisas mais importantes para se ter sucesso. Mas é claro que de nada adiantará se seu trabalho não tiver qualidade. Aproveite para usar tudo isso nessa Bienal. Eu estarei lá, e você?

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Não é o bárbaro que nos ameaça, é a civilização que nos apavora.
Euclides da Cunha
Escritor brasileiro (1866-1909)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar