Romances de Edney Silvestre serão lançados em língua inglesa
PublishNews, Flávia Leal, 11/01/2012
Diretora editorial da Record percebe mudança no cenário de venda de livros brasileiros para outros países

Os romances do escritor brasileiro Edney Silvestre publicados pela Record, Se eu fechar os olhos e A felicidade é fácil, serão lançados pela primeira vez em língua inglesa. A agente Tassy Barham fez as negociações com a editora Doubleday, da Inglaterra, que deve publicá-los em 2013. Tassy conheceu Edney na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2009 e ficou encantada com sua obra.

De acordo com Luciana Villas-Boas, diretora editorial da Record, os livros de Edney foram apreciados pelos editores ingleses devido à linguagem apropriada para atrair o leitor comum. Luciana conta ainda que há uma abertura crescente do cenário editorial internacional para os escritores brasileiros.

Segunda ela, o Brasil tinha fama de lançar livros difíceis de ler, destinados a um público mais erudito e interessado em estudar alguma especificidade da nação. Porém, atualmente, há uma mudança considerável nessa percepção: a brasilidade como tema não se restringe à figura do exótico ou da linguagem chula. “Os editores estrangeiros querem livros que mostram o brasileiro comum e que sejam bons de ler”, aponta Luciana sobre a curiosidade dos leitores de outros países. Portanto, para ela, o momento presente de abertura da literatura brasileira para fora é único.

As obras de Edney já haviam sido negociadas para outras editoras na França, Itália, Alemanha, Holanda, Sérvia e em Portugal.
[11/01/2012 01:00:00]