Publicidade
Publicidade
O freela, a disciplina e o não
PublishNews, 27/10/2011
O freela, a disciplina e o não

Acredito que falei em disciplina em 90% de minhas colunas e lá vou eu falar de novo, pois essa palavrinha é o que rege (ou o que deveria reger) a vida de um freela. No texto de hoje quero usá-la especificamente no contexto da quantidade de trabalhos que você pega em relação ao quanto de dinheiro que você guarda.

É muito importante que o freela seja disciplinado com o dinheiro que recebe, pois haverá meses com mais trabalho e outros com menos, por isso é bom a pessoa ir fazendo um fundo para os meses de baixa, como a formiga na fábula da formiga e da cigarra.

Pode ser uma poupança, alguma outra aplicação ou até mesmo embaixo do colchão, mas é indispensável que você sempre calcule bem o que vai ganhar, quanto precisará gastar com contas e o quanto pode poupar. Se por acaso não estiver sobrando nada, talvez seja hora de rever seus gastos e fazer cortes neles.

E aí entra novamente a disciplina que o freela precisa ter: a hora de aceitar trabalhos. Tem épocas do ano que a coisa bomba, um monte de gente que passar coisas e você fica pensando se deve aceitar tudo, pois dali dois ou três meses pode não ter trampo. Muita gente acaba tentando abraçar o mundo e atrasa todos os trabalhos.

É exatamente para isso que o freela deve ter todo o cuidado financeiro acima: não cair na armadilha de querer abraçar o mundo e acabar prejudicando a qualidade do seu trabalho e o seu nome. Você deve tentar pegar apenas o que consegue dar conta. Dizer não é algo bem difícil, mas imprescindível para o freela.

Quando eu era editor, sempre preferi o freela que me dizia que não podia pegar por causa do prazo do que o que pegava e depois não conseguia fazer. É claro que atrasos acontecem e ninguém consegue fazer tudo certo sempre, mas o atraso não pode ser a regra, tem que ser no máximo a exceção.

Portanto volto a bater na mesma tecla: DISCIPLINA. Gaste menos do que ganha, guarde dinheiro para quando o inverno chegar, pegue só o que conseguir dar conta e não tente abraçar o mundo.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
A função da arte é provocar, e Gullar era um provocador.
Leonardo Kaz
Crítico de arte, professor e editor
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar