Publicidade
Publicidade
Trabalhar loucamente X Viajar e se divertir
PublishNews, 17/03/2011
Trabalhar loucamente X Viajar e se divertir

As pessoas com empregos “normais” que vão até a firma todos os dias não têm muita escapatória e precisam esperar os feriados e férias para conseguirem viajar, pegando trânsitos homéricos e passando raiva. O freelancer, na teoria, não deveria se preocupar com essas coisas, mas agora eu pergunto, colega freela, você aproveita a sua liberdade?

Aposto que não. Por causa das distrações existentes em casa, acaba trabalhando mais horas por dia e mais dias por semana (em geral de segunda a segunda), afinal, o computador está ali mesmo, você está de bobeira e seu prazo está chegando. Viajar? Nem pensar, tenho que terminar isso, entregar aquilo ou fazer aquela outra coisa.

Pois digo que sim, você pode viajar. Sim, você deve se controlar para não trabalhar o tempo inteiro, senão chegará a um ponto que o trabalho não vai render. E a chave para isso é o mesmo que falei na coluna passada, a disciplina, que é a base principal para quem trabalha em casa. É importante que a meta que você se imponha por dia também tenha uma base de horas para que não faça só isso.

Há um mês, na época de lançamento da minha primeira coluna, tive que fazer uma viagem de última hora para Houston (de uma semana) para resolver uns problemas familiares, mas também estava na fase final da entrega de tradução de um livro. Não tive dúvida e fui, levei meu laptop e me impus algumas metas. Não consegui cumprir 100%, mas trabalhei todos os dias e não fiquei desesperado ao voltar tendo o prazo de entrega próximo.

Mas volto a frisar a importância da disciplina, principalmente se você estiver viajando com esposa (marido), namorada (o) ou amigos, que vão querer que você saia, aproveite, desencane e com isso a tentação de não trabalhar triplica. Por outro lado, também não adianta você ser o chato que não faz nada, leva o computador para a praia, não sai a noite, pra fazer isso é melhor nem ir. Você pode (e deve) balancear seu tempo para poder trabalhar um pouco (em geral gosto de acordar cedo e resolver logo a parte do trabalho) e se divertir no resto do tempo.

O mesmo vale para os dias comuns, você pode aproveitar e ir ao cinema na hora do almoço que está mais vazio e é mais barato e trabalhar antes e depois disso. Eu, por exemplo, quando vejo que está dando onda, pego um dia da semana, acordo muito cedo, vou surfar no Guarujá (uma hora de SP) e por volta de meio-dia já estou de volta e posso trabalhar a tarde e a noite. Mas levei bastante tempo para me convencer de que poderia fazer isso.

O bom de ser freela é exatamente o fato de ser livre, de poder trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora graças aos avanços tecnológicos. Por isso é negócio é ter um laptop, internet móvel e pronto, você está livre para fazer seu trabalho de qualquer lugar, mas também não deixe de aproveitar a vida, pois com isso sua cabeça ficará mais tranquila e seu trabalho renderá melhor.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Os livros ganharam mais batalhas que as armas.
Lupercio Leonardo de Argensola
Poeta espanhol (1559-1613)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar