Leitor é convidado a entrar na era da transmedia
PublishNews, Redação, 04/05/2010
Parceria entre a vieira & lent, Blooks Livraria e a Gato Sabido levará ao leitor todos os formatos de leitura simultaneamente

A vieira & lent casa editorial, no mercado desde 2002 e reconhecida pelas edições de divulgação científica, lança nesta quarta-feira (5), às 19h, na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316 – Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 2559 – 8776), o primeiro livro pelo recém-criado selo colofon, cuja ideia é publicar literatura contemporânea lusófona e ibero-americana simultaneamente em várias plataformas: impresso, e-book e mobilebook.

Último trem (304 pp., R$ 42 / R$ 20 – e-book), de Marcos Simas, já tem um hotsite onde o leitor encontra informações complementares às dadas no livro. Por exemplo, ao longo da narrativa a vida do protagonista Miguel se confunde com cenas, trechos e falas dos clássicos do cinema. E no site ele encontrará todas as informações sobre essas obras e vai poder assistir a alguns trechos. Interatividade com o leitor é o conceito.

O autor dá vida aos personagens no meio virtual pelas redes sociais. Promoções incentivam os leitores a criar conteúdo multimídia sobre o livro. Pioneiro, o lançamento simultâneo nessas plataformas todas é fruto de uma parceria entre a editora, a Blooks Livraria e a Gato Sabido.

Sobre o livro

A história se passa nos anos 1990, período negro da Era Collor. Além da crise econômica, frustração também no mercado cinematográfico nacional com o fechamento da Embrafilmes. Miguel, criado no Cine Vera Cruz, só conhece a vida pelos clássicos que projetou por mais de cinquenta anos, e sua relação com a realidade se confunde com a dos filmes. Mas a crise fecha o Vera Cruz e Miguel é obrigado a enfrentar o mundo fora das telas. Conhece a bela Angelina encenando Carlitos numa praça. Ainda envolto em suas memórias, fica encantado. Após um trágico incidente, o velho projecionista e a jovem atriz, aliados fraternos, enfrentam as adversidades da vida real para levar ao interior do país a magia do cinema. Um sonho, um projetor antigo e uma sacola com latas de cenas de filmes, mudam o rumo e o sentido de muitas vidas.

Sobre o autor

Marco Simas é escritor, roteirista e professor de cinema. Como diretor, realizou vários curtas, entre eles, a adaptação de um conto de Roberto Drummond, “Com o andar de Robert Taylor (1988)”, premiado como melhor direção, ator, fotografia e música no Rio Cine Festival. Participou ativamente da criação da revista literária Bagatelas!, publicação impressa de jovens escritores durante o boom da literatura na internet nos anos 2000. Com o pseudônimo de Antonio Más, em 2007, publicou o romance policial Bárbara não quer perdão.
[04/05/2010 00:00:00]