Breaking Down bate records
, Ricardo Costa, 25/08/2008

De acordo com Jim Miliot, da Publishers Weekly, o grupo norte-americano Hachette Book está comemorando o sucesso do último livro da saga Twilight, de Stephenie Meyer. Mesmo não tendo alcançado os números de um Harry Potter, os 1,3 milhões de cópias de Breaking Down vendidos no dia do lançamento, 2 de agosto, são um recorde para o primeiro dia de vendas de um título da editora. Centenas de livrarias nos EUA organizaram festas e eventos a partir da zero hora de 2 de agosto para a abertura das caixas. A expectativa pelo desfecho da série e a procura era tão grande que pouco antes de sua publicação a editora precisou aumentar em 500 mil exemplares seu pedido à gráfica, o que elevou a primeira edição para 3,7 milhões de exemplares impressos. Nos EUA, os três primeiros livros da série já venderam 8,5 milhões de cópias. No Brasil a série teve seu primeiro título, O Crepúsculo (416 pp., R$ 39,90), que já vendeu mais de 70 mil exemplares e virou filme que tem chegada aos cinemas prevista para o próximo mês de dezembro. A Intrínseca promete entregar às livrarias o segundo título da série, Lua Nova, em 3 de outubro, com uma tiragem inicial de 100 mil exemplares. A série tem hotsite e sites de fãs – um deles já com 300 mil visitas desde fevereiro de 2008 (http://www.twilightteam.com.br) – em português, e as comunidades no Orkut já ultrapassaram 15 mil membros. Com tamanho sucesso, a Intrínseca adiantou a publicação do terceiro título, Eclipse, para janeiro de 2009 e Breaking Down, ainda sem título definido para o Brasil, deverá chegar às livrarias antes do final do primeiro semestre do próximo ano.

[25/08/2008 00:00:00]