Sesi e Senai SP apostam em autopublicação
PublishNews, Leonardo Neto, 25/06/2015
Serviço de subscrição, plataformas de autopublicação e de conteúdos audiovisuais por streaming estão entre as novidades

O mês de junho marcou uma grande investida das editoras Sesi e Senai SP no mundo digital. É que as editoras – ambas mantidas pelas indústrias do Estado de São Paulo – acabam de lançar dois projetos digitais, além de um serviço de subscrição de livros físicos. Acaba de entrar no ar a plataforma Nossos Autores que permite que autores autopubliquem seus livros gratuitamente e os comercializem nas versões digital e impressa sob demanda. As editoras estão lançando também o Clube do Livro, um serviço de assinatura dos livros do catálogo infantojuvenil da editora, e o Sesi Play, plataforma pela qual serão disponibilizados todos os conteúdos audiovisuais do Sesi via streaming.

Nossos Autores

A plataforma de autopublicação permite que autores publiquem seus trabalhos gratuitamente, nos formatos digital e impresso sob demanda. A plataforma tem a mesma interface do Clube dos Autores. Por ela, o autor faz o upload do arquivo em PDF e o sistema gera uma capa padrão. O valor dos direitos autorais é acertado no ato do cadastramento da obra no sistema da Nossos Autores e, a cada exemplar vendido, é feita uma transferência para a conta corrente do autor. No caso de vendas de livros impressos, feitas exclusivamente pela plataforma, o volume é impresso sob demanda e entregue ao consumidor, sem que o autor tenha que manuseá-lo ou pagar algo pelo serviço. Os livros no formato digital são oferecidos nas lojas Kobo, iTunes e Google Play.

Clube do Livro

As duas editoras juntas têm hoje 58 títulos infantojuvenis em seu catálogo. A partir de agora, os pequenos leitores poderão fazer uma assinatura e receber em casa, todo mês, um exemplar desse catálogo. São três planos – todos custam R$ 19,90 - e dá direito a um livro mensal. Os planos são divididos de acordo com a faixa etária (leitores até 9 anos, de 9 a 12 e a partir de 12). A curadoria dos títulos é feita pela equipe editorial das casas.

SesiPlay

Todo o conteúdo audiovisual do Sesi (peças, filmes, concertos) estará disponível via streaming pela plataforma SesiPlay. Em breve, a editora colocará dentro do SesiPlay o seu catálogo de e-books que ficarão disponíveis para leitura. O SesiPlay poderá ser baixado na Apple Store e no GooglePlay. A editora informa que cada conteúdo terá um valor específico e não será no formato de assinatura.

[25/06/2015 00:00:00]