Com edições exclusivas, Saraiva busca ampliar vendas
PublishNews, Leonardo Neto, 22/05/2015
Livros de colorir editados pela Saraiva invadem suas lojas e edições exclusivas chegam às listas

Há algumas semanas, a redação do PublishNews tem percebido um fenômeno curioso na lista de mais vendidos. Títulos campeões de venda passaram a aparecer em duplicidade. Isso graças a edições especiais comercializadas com exclusividade pela Saraiva. Por uma questão editorial, na hora de contabilizar os livros, preferimos não separar os números, mas fomos atrás para entender melhor como isso funciona. Dois exemplos chamaram a atenção nas últimas semanas: A herdeira (Seguinte/Companhia das Letras), de Kiera Cass, que, na semana passada, alcançou o topo da lista infantojuvenil, e A Guerra dos tronos – capa comemorativa dos 100 anos da Saraiva (LeYa), de R. R. George Martin, que pontuou na lista do dia 1º de maio. De acordo com Daniel Louzada, gerente comercial da Saraiva, desde 2009, a Saraiva desenvolveu 80 projetos exclusivos em parceria com editoras. Esses projetos resultaram em 600 títulos publicados até hoje. “O objetivo da Saraiva com essas iniciativas é oferecer a seus clientes uma variada oferta de qualidade, com preço atrativo, assim como resgatar e disponibilizar determinados títulos e catálogos, muitos deles esgotados ou com baixa circulação no modelo tradicional”, disse ao PublishNews. Os projetos são customizados, caso a caso. “No caso recente de A herdeira, fizemos uma edição para fãs que, além do logo Saraiva, vem com capa dura e tem seus primeiros dez mil exemplares numerados”, contou Louzada. As lojas comercializam as duas edições: a exclusiva e a comum. No caso específico do lançamento de Kiera Cass, o livro exclusivo custa mais caro (R$ 34,90 contra R$ 29,90). Mas Louzada lembra o caso do livro Um amor para recordar (Novo Conceito), de 2012, que ganhou uma edição pocket exclusiva para a rede, vendida por menos da metade do preço da versão comum. Louzada adianta ainda que a Saraiva está aberta para novos projetos e que o enfoque é nas áreas de ficção, não-ficção, infantil juvenil e gastronomia.

Outro fenômeno que chamou a atenção nessa semana foi a maciça presença de livros de colorir editados pela Saraiva em suas lojas. Ao todo são cinco títulos (O livro psicodélico de colorir, O livro mágico de colorir, O livro de estampas para colorir, O livro vintage de colorir e O livro para colorir junto) que são vendidos com exclusividade pelas lojas Saraiva. “Nossos livros se diferenciam pelas temáticas e pela qualidade do produto. Um bom exemplo é O livro para colorir junto, feito com espiral (wire-o), em formato maior, proporcionando a experiência de mais de uma pessoa colorir ao mesmo tempo”, destaca Flavia Bravin, diretora editorial ensino superior e trade da casa. Louzada assume que foi ampliada a visibilidade desses produtos em suas lojas e e-commerce, mas nega que a superexposição dos livros da editora Saraiva possa canibalizar os de outras editoras. “Ampliamos a visibilidade desses produtos em nossas lojas e em nosso e-commerce, pois acreditamos no potencial da categoria nos próximos meses. Isso inclui, além de destacada exposição da vasta oferta de títulos – até aqui são mais de 60 obras. Além disso, essa é também uma alternativa para manter a venda de livros de colorir aquecida, já que algumas publicações importantes estão momentaneamente esgotadas”, justifica.

[22/05/2015 00:00:00]