E a fila andou na lista de ficção e infantojuvenil
PublishNews, Cassia Carrenho, 15/05/2015
‘Diário de um banana’ perde o reinado para novo livro de Kiera Cass

Há cinco semanas no topo da lista infantojuvenil, Diário de um banana – caindo na estrada (Vergara&Riba) foi destronado pelo novo livro de Kiera Cass, A herdeira (Seguinte). Além do fato de estrear e ir direto para o primeiro lugar, o livro ainda trouxe de volta seus outros três volumes da série: A seleção, A escolha e A elite. O novo livro da série vendeu 18.805 exemplares. Número impressionante para um livro que não tem nenhuma página para colorir.

Na lista de ficção também houve mudanças no topo. Após sete semanas em primeiro lugar, Se eu ficar (Novo Conceito) perdeu o lugar para Toda luz que não podemos ver (Intrínseca). O vencedor do Pulitzer de ficção 2015 assumiu a liderança com 4.168 exemplares vendidos.

Alguns destaques da lista foram: em ficção, Provação (Aleph), Doce relíquia mortal (Bertrand) e Ligeiramente maliciosos (Arqueiro); em autoajuda A hora é agora (Vida e Consciência); e negócios, Os 10 mandamentos da prosperidade (Faro Editorial). Fora da lista por um triz, Fala, Galvão (Globo), Brasil - uma biografia (Companhia das Letras), Sniper Americano (Intrínseca), Aparecida - a biografia da santa que perdeu a cabeça (Globo) e Meu universo particular (Saraiva) tiveram boas performances e ocupariam as hipotéticas posições de 21 a 25 na lista de não ficção.

No ranking das editoras, a Sextante reinou absoluta com 17 títulos. Em segundo Companhia das Letras (Companhia das Letras mais Objetiva), com 12 e em terceiro, Intrínseca com 10.No ranking anual, o Grupo Companhia das Letras está em primeiro lugar com 43 títulos, Sextante com 40 e Intrínseca com 30.

PS: Para não passar em branco, a lista de não ficção da semana teve 14 livros para colorir, com um total de 189.519 exemplares vendidos. Já o livro Jardim secreto (Sextante) já assumiu o primeiro lugar da lista anual com 409.460 exemplares vendidos. Para se ter uma ideia do fenômeno, já passou o livro Ansiedade (Saraiva) que foi o terceiro livro mais vendidos em todo o ano de 2014.

[15/05/2015 00:00:00]