Autopublicados ganham livraria física nos EUA
PublishNews, Leonardo Neto, 30/04/2015
Duas livrarias, uma física e outra on line, só para autores independentes

Que os autores autopublicados já conquistaram um espaço importante, pelo menos em alguns mercados como os EUA, todo mundo já sabe. Agora, eles têm uma livraria só para eles. É que acaba de ser inaugurada na Flórida a Gulf Coast Bookstore. A ideia veio de dois autores independentes cansados de tentar emplacar seus títulos em livrarias “normais”. “É muito difícil competir com Stephen King ou Dan Brown em mega-stores que tem milhares de livros a venda”, disse ao Publishers Weekly Timothy Jacobs que se associou com a ilustradora Patti Brassard Jefferson para criar a livraria. As operações da Gulf Coast são completamente diferentes de uma livraria tradicional. Autores independentes alugam prateleiras onde podem exibir seus livros. O aluguel custa US$ 60 por três meses e pagam uma taxa de US$ 15 para montar a prateleira. Os autores ficam responsáveis também pela reposição do estoque. Em contrapartida, os autores recebem 100% das vendas. Atualmente, 37 autores fazem parte do negócio. Cada um deles tem direito a estocar na livraria dez exemplares. Além disso, podem colocar seus livros a venda no e-commerce da loja e usar a loja física para sessões de autógrafos.

Na Austrália, a Bocabel é outra livraria nasceu com a missão de atender exclusivamente os autores independentes. Ao contrário da Gulf Coast Bookstore, a Bocabel atua apenas com e-commerce. Na plataforma, os autores se registram (uma conta no PayPal é pré-requisito) e cadastram seus livros, incluindo perfil, sinopse e capa do livro. Assim que uma compra é feita, o valor do livro é creditado na conta do autor já com desconto das taxas de administração e taxas do PayPal. A Bocabel não estoca e nem manuseia nenhum livro. É o autor também quem fica responsável por despachar o exemplar vendido e tem até 28 dias para isso.

[30/04/2015 00:00:00]