Editoras brasileiras se preparam para Guadalajara
PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2014
Brasil será representado 16 editoras na maior feira do mundo hispano-americano

Callis, Companhia das Letras, DSOP, Edições Loyola, FTD, Girassol Brasil, Global, Grupo GEN, HUB Editorial, Imeph, Melhoramentos, Moderna, Oficina de Textos, Susan Bach Books, Todolivro e Viajante do Tempo já carimbaram seus passaportes para a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que começa no próximo sábado (29) e segue até o dia 7 de dezembro, no México. A delegação brasileira, organizada pelo Projeto Setorial Brazilian Publishers (BP) em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), engrossará a lista de quase dois mil expositores, de outros 39 países, que vão participar do evento.

“O BP tem desempenhado um papel fundamental para o bom posicionamento das nossas editoras no cenário internacional, principalmente nas feiras”, afirma Karine Pansa, presidente da CBL. “Temos visto um interesse especial por nossas publicações científicas e acadêmicas, além de infantojuvenil e ficção”, destaca.

As vendas para governos estão no radar da Global. Colômbia, Chile, Argentina, México, Peru e Guatemala são fortes compradores de livros brasileiros traduzidos para o espanhol, indica Richard Alves, diretor da Global. “As expectativas para esse ano não são das melhores, já que alguns desses países estão passando por um momento de transição. Em alguns países, o cenário não está muito bom para a venda de livros”, disse ao PublishNews. Apesar disso, a aposta é grande em autores como Ana Maria Machado e Tatiana Belinky. Richard destaca ainda a possibilidade de contatos com livreiros e distribuidores dos EUA especializados na literatura latina.

A DSOP, que estreou em outubro passado com estande próprio na Feira do Livro de Frankfurt, segue com o seu plano de internacionalização de seus produtos, sobretudo os de literatura infantil. É a terceira participação da DSOP em Guadalajara e, Simone Paulino, diretora editorial da casa já festeja a coedição de um título na Guatemala, a tradução de dois livros de Reinaldo Domingos sobre educação financeira na Argentina e a venda de um título para o Ministério da Educação do Chile. “São resultados pouco prováveis para uma editora jovem como a DSOP”, aponta Simone. A expectativa para esta edição da feira é ampliar a participação em licitações para compras governamentais e as apostas são nos infantis A verdadeira história do sapo Luiz, de Luiz Ruffato e Amanhecer Esmeralda, de Ferrez.

[27/11/2014 01:00:00]