Frankfurt é cool
PublishNews, Leonardo Neto, 08/10/2014
Finlândia, país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, mostra a sua cara

Juergen Boos, director da Feira do Livro de Frankfurt, em encontro com jornalistas na manhã da última terça-feira (07), comentou que a indústria do livro é constantemente testemunha de novas crises ao redor do mundo. “Ao mesmo tempo, temos trilhados caminhos bem-sucedidos no sentido de assegurar as estruturas existentes. Ao que parece, as partes em conflito não estão dispostas ou incapazes de considerar o ponto de vista do outro. Mas agora é exatamente o momento para assumir uma nova postura flexível, de abertura ao outro, respeitando a diversidade de opiniões”, completou. A clara referência à interminável briga entre Amazon e algumas editoras (incluindo a Bonnier, que tem presença forte no território alemão) devem dar o tom do evento que teve a sua abertura oficial na noite de ontem.

>A briga que se promete para os próximos dias se contrapõe ao lema da presença finlandesa – a Finlândia é o país homenageado nesta edição. O país, representado ontem na cerimônia de abertura pelo seu presidente e pela escritora Solfie Oksanen, quer mostrar o seu lado cool. O pavilhão – ano passado multicolorido pelo Brasil – ganhou contornos minimalistas e monocromáticos.

Em seu discurso – aplaudido de forma efusiva – Solfie – a escritora contemporânea da Finlândia de maior repercussão internacional – fez um retrospecto histórico de seu país, desde a sua independência em 1917 até a conquista dos melhores índices educacionais do mundo. “Às vezes me perguntam por que não escrevo em inglês. Eu escrevo em finlandês porque é a minha língua mãe e agradeço aos tradutores por não permitirem que isso se torne um obstáculo na conquista de leitores ao redor do mundo”, comentou. “Só uma linguagem livre pode voar”, finalizou o seu discurso.

O dia hoje em Frankfurt

Essa quarta-feira em Frankfurt promete grandes emoções. Pela manhã, foram anunciados os vencedores do European Union Prize for Literature. Essa foi a primeira vez que o anúncio foi feito durante a Feira de Frankfurt. Levaram o prêmio os escritores: Ben Blushi (Albânia), Milen Ruskov (Bulgária), Jan Nemec (República Checa), Makis Tsitas (Grécia), Oddný Eir (Islândia), Janis Jonevs (Letônia), Armin Öhri (Liechtenstein), Pierre J. Mejlak (Malta), Ognjen Spahic (Montenegro), Marente de Moor (Holanda), Uglješa Šajtinac (Sérvia), Birgül Oguz (Turquia) e Evie Wyld (Reino Unido). No pavilhão finlandês, acontece uma homenagem ao centenário de Tove Jansson (autora de Moomin, personagem clássico da literatura finlandesa), com a participação de sua biógrafa Tuula Karjalainen. Jornalistas sabatinam Brian Murray, CEO da HarperCollins, dentro da programação do CEO Talk. Completando os highlights do dia, acontece uma conversa entre Paulo Coelho e Juergen Boos.

[08/10/2014 00:00:00]