As oportunidades do Brasil em Gotemburgo
PublishNews, Pasi Loman*, 30/09/2014
A convite do PublishNews, agente literário conta o que viu na Feira do Livro de Gotemburgo

A Literatura Brasileira continua ganhando mais atenção no mercado internacional, desta vez na Suécia, onde o Brasil foi o tema da feira do livro de Gotemburgo, a maior feira do livro escandinava (25-28 de setembro). Vinte e quatro autores brasileiros foram convidados, entre eles Ana Maria Machado (que já participou desta feira várias vezes), Daniel Galera, Daniel Munduruku, Otávio César Santiago de Souza Jr. e o ilustrador Rogério Mello. Ou seja, com certeza um grupo de autores mais diverso do que na feira do livro de Frankfurt no ano passado. Além dos convidados oficiais, outros autores e tradutores brasileiros chegaram à Gotemburgo para eventos paralelos, como, por exemplo, Jô Ramos, que participou de um evento organizado pela Associação Brasil Suécia fora da feira.

Quem não chegou à Suécia em grande volume foram as editoras e agências literárias brasileiras; segundo a Kulturradet (Câmara de Cultura da Suécia), nenhuma delas solicitou apoio à viagem disponível à empresas estrangeiras. Se algumas chegaram por conta própria a Kulturradet não sabia falar e eu não vi ninguém que conheça. Eu, como o sócio da agência literária Vikings of Brazil, que foca na venda de direitos autorais entre os mercados escandinavos e do Brasil, participei no evento durante os primeiros três dias.

Além dos autores brasileiros, a feira obviamente contou com a presença de vários autores nacionais, como a Catharina Ingelman-Sundberg, cujo livro Prenda-me, por favor!, aqui no Brasil publicado pela Gutenberg, já vendeu mais de 1 milhão de cópias. Tive um grande prazer almoçar com essa senhora muito engraçada e simpática, junto com várias de suas editoras internacionais. A propósito, Ingelman-Sundberg participará também da feira do livro de Porto Alegre (de 31/10 a 16/11). Entre os autores internacionais em Gotemburgo neste ano estavam Desmond Tutu, Siri Hustvedt, David Grossman e Tom Rachman.

O estande do Brasil foi muito visível e, segundo as pessoas trabalhando lá, bastante movimentado. Aparentemente, os eventos organizados lá e em outros lugares pela CBL, BN, Ministério das Relações Exteriores e/ou Embaixada do Brasil foram “razoavelmente” frequentados. Me disseram que entre os visitantes, muitos brasileiros que moram na Suécia e suecos que já moraram no Brasil. Aparentemente, livros em português foram mais procurados do que livros brasileiros traduzidos em sueco. O público geral parece ter tido menos interesse no programa montado em volta do Brasil e da literatura brasileira. Já a mídia sueca notou o tema e os autores brasileiros. Por exemplo, o Svenska Dagbladet, um dos maiores jornais do país, entrevistou Oscar Junior, que contou que começou a escrever livros infantis porque achou difícil para crianças de favelas se identificar com os outros livros que achava nas bibliotecas. E na edição da sexta-feira, dia 26/9, o Göteborgs-Posten, o principal jornal da cidade, publicou críticas – positivas – de duas obras brasileiras traduzidas em sueco, Barba ensopada de sangue de Daniel Galera e Os Malaquias de Andréa del Fuego.

São coisas assim que vão ajudar a divulgação de literatura brasileira na Suécia e nos outros países nórdicos. Há esperanças, então, que os esforços de todos envolvidos deem frutos, mesmo que a Suécia seja o mercado mais difícil que conheço para se vender direitos de obras internacionais; as editoras suecas dizem que os leitores preferem obras nacionais e assim as editoras são muito cautelosas em adquirir direitos de obras de autores internacionais que ainda sejam desconhecidos no país. Apesar das dificuldades, tenho confiança que em breve fecharei mais contratos para, por exemplo, Luiz Ruffato e Cristovão Tessa (ambos autores da Anja Saile Literarische Agentur e ambos já publicados na Escandinávia), Luisa Geisler (da Marianna Teixeira Soares agência literária) e alguns autores de literatura infantil.

* Pasi Loman é proprietário da agência Vikings of Brazil, especializada no mercado nórdico

[30/09/2014 00:00:00]