A ansiedade venceu a culpa
PublishNews, Cassia Carrenho, 29/08/2014
Livro de Augusto Cury passa bestseller mundial e coloca quatro livros de sua autoria na lista semanal

Nesse ano, A culpa é das estrelas (Intrínseca) assumiu a primeira colocação no dia 17 de janeiro e só tinha saído de lá na semana de 16 de maio, quando o livro A escolha (Seguinte) ficou em primeiro lugar. Nas últimas semanas os números vinham caindo e nessa semana perdeu o posto para o livro de Augusto Cury, Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Saraiva). A diferença foi de apenas 298 exemplares.

Por sinal, Augusto Cury conseguiu uma proeza que poucos autores nacionais conseguiram, colocou quatro livros de sua autoria da lista semanal. Em autoajuda, Ansiedade (Saraiva), Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros (Benvirá) e As regras de ouro dos casais saudáveis (Academia), e em ficção, Felicidade roubada (Benvirá).

Na lista mensal de agosto, A culpa é das estrelas manteve o primeiro lugar, com 57.733 exemplares, e Ansiedade ficou em segundo, com 46.691. Em julho a diferença entre os dois tinha sido de quase 50 mil exemplares!

Merecem destaque, Não se apega, não (Intrínseca), pulou do quinto para terceiro lugar, com 32.932 exemplares vendidos na lista de agosto, e Se eu ficar (Novo Conceito) e De volta ao mosteiro (Sextante), com poucas semanas, já entraram na lista mensal.

As novidades da semana foram: ficção, Sedutor (Universo dos Livros), O doador de memórias (Arqueiro) e Os segredos de Colin Bridgerton (Arqueiro); não ficção, Uma página de cada vez (Paralela) e Não é a mamãe (Record); autoajuda, Pó de lua (Intrínseca).

O ranking mensal das editoras teve a Sextante em primeiro, com 26 livros, Record com 21 e Intrínseca com 19, as mesmas posições de julho. Já Companhia das Letras passou para o quarto lugar, com 12 títulos, e Globo e Santillana empataram em quinto com nove títulos cada.

[29/08/2014 00:00:00]