A união (de parte) do rebanho
PublishNews, Leonardo Neto, 26/08/2014
ABDL, ABEU, ANL e CBL enviam carta com propostas a presidenciáveis

Na quarta-feira passada, o PublishNews trouxe uma matéria intitulada A união do rebanho obriga o leão dormir com fome, na qual adiantava a reunião inédita das oito mais importantes entidades representativas da cadeia do livro em torno de uma pauta de reinvindicação única. A reunião se daria em um momento crucial para o mercado do livro no Brasil, justo com o início das operações de livros físicos pela Amazon, o leão faminto que tanto amedronta o rebanho. O que parecia impossível se mostrou mesmo impossível. A tentativa não se concretizou em sua totalidade e a reunião do rebanho foi apenas parcial, na tentativa de fazer o leão dormir com fome. A carta saiu e foi entregue ontem aos candidatos Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva, mas sem as assinaturas da ABDR, Abrelivros, Libre e SNEL. A carta – que pode ser lida clicando aqui – foi subscrita por ABDL, ABEU, ANL e CBL.

No documento ao qual o PublishNews teve acesso na semana passava há itens que foram extirpados da versão final. A criação de uma OS para instrumentalizar o PNLL, por exemplo, caiu por terra. Na nova carta, no item 5, fala-se de “criação de legislação para a regulamentação de políticas de preços de livro no país”. A versão anterior da carta explicitava “Lei do Preço Único” logo a frente do item. Além disso, foram incluídas algumas novas reinvindicações como o item 14 – “Estímulo à formação de mão de obra para a cadeia produtiva, distributiva e mediadora do livro através de cursos técnicos” e o item 16 – “garantia da abrangência da imunidade constitucional para todas as editoras universitárias, independente da especificidade jurídica da mantenedora da instituição de Ensino Superior”.

Para Haroldo Ceravolo, presidente da Libre, não foi a falta de entendimento acerca das reinvindicações que levou a entidade a não assinar a carta. “ A Libre tem concordância com boa parte do conteúdo, mas queríamos incluir alguns pontos e propor algumas mudanças. Como não tivemos tempo de discutir internamente, preferimos não assinar nesse momento. Mas continuamos participando do grupo, que se reúne regularmente”, disse ao PublishNews. Sonia Jardim, presidente do SNEL, foi procurada pelo PublishNews, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da entidade, a presidente só poderá atender ao nosso chamado no período da tarde de hoje.

[26/08/2014 00:00:00]