Salão FNLIJ festeja Roger Mello e a Argentina
PublishNews, Leonardo Neto, 27/05/2014
Salão começa amanhã (28), no Rio de Janeiro

A partir de amanhã (28), o Rio de Janeiro terá um pedacinho da Argentina. O país é o homenageado na 16ª edição do Salão FNLIJ do Livro que começa amanhã e vai até o dia 8 de junho, no Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ). “Há três anos, trazemos países latino-americanos. O objetivo é que a literatura desses países seja conhecida no Brasil”, conta Beth Serra, secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Nas edições anteriores, México e Colômbia foram homenageados. A comitiva argentina terá 18 pessoas - entre autores, especialistas, editores e representantes de entidades ligadas à literatura infantil e juvenil - que trarão ao Brasil mais de 300 títulos e uma mostra de 26 ilustradores. Beth observa que o Brasil e a Argentina são os dois únicos países latino-americanos que receberam o Prêmio Hans Christian Andersen. O prêmio, aliás, será festejado durante o Salão, com a conquista inédita de Roger Mello, o primeiro ilustrador brasileiro a trazer o Hans Christian Andersen para o Brasil. Os visitantes do Salão poderão dar uma espiada na exposição Roger e seu jardim, baseada no dossiê preparado pela FNLIJ para a candidatura ao “Nobel” da literatura infantil.

Seis editoras argentinas e outras 11 brasileiras vão participar de uma rodada de negócios. A ideia é que o Salão funcione como um grande hub para compra e venda de direitos de publicação de livros entre os países. Além disso, entre os dias 2 e 4 de junho, estão programados seminários que vão tratar da produção literária para o público infantojuvenil na Argentina; da literatura indígena e dos 40 anos de realização do Congresso do IBBY (International Board on Books for Young People) realizado no Rio de Janeiro em 1974. “A gente buscou contemplar as crianças, trazendo autores e ilustradores, mas também os adultos nesses espaços para reflexão”, comentou Beth.

O futebol, assunto mais comentado nos últimos tempos no Brasil, terá um espaço especial no Salão. A FNLIJ selecionou livros que serão lidos durante os dias do evento. Pedro Bial, por exemplo, lê trechos do livro Quando é dia de futebol, antologia de contos e crônicas de Carlos Drummond de Andrade sobre o esporte

[27/05/2014 00:00:00]