Planeta gira
PublishNews, Leonardo Neto, 10/03/2014
Em uma única tacada, Planeta demite todos seus vendedores

Segunda-feira, dia internacional da dieta e do início das resoluções... Se é a segunda pós-carnaval, então... Com a Planeta está sendo assim... Na última sexta-feira, a editora, de uma única vez, demitiu todos os seus vendedores e, hoje, uma nova equipe de vendas começa prometendo gás total.

A mudança acompanha uma reestruturação iniciada pela Planeta em agosto do ano passado, com a chegada do espanhol José Maria Calvin à direção geral da editora. Depois disso, aconteceram trocas na direção comercial e na gerência de marketing. Para Gerson Ramos, desde dezembro passado, diretor comercial da casa, as mudanças são para reposicionar a Planeta. “O nosso grande desafio é colocar a Planeta em posição de liderança como acontece em outros países”, explica. A editora faz parte do conglomerado espanhol Planeta, quinto maior grupo editorial do mundo e líder nos países de língua hispânica. Aqui no Brasil, a Planeta ocupa a nona posição do ranking de editoras no PublishNews.

A iniciativa encampada por Gerson foi mesmo uma operação de guerra... De uma única vez substituir todo um time de vendedores é uma ação, no mínimo, ousada. “Tomamos essa decisão radical por uma questão legal. Elegemos novo modelo gerencial e as leis trabalhistas não permitiam mexer no contrato de trabalho dos nossos vendedores. A decisão, então, foi pela substituição”, conta. Antes, a Planeta fazia a remuneração de seus vendedores pela comissão baseada no faturamento. “O mercado tem praticado prazos cada vez maiores e o modelo anterior não é mais condizente isso”, argumenta Ramos. Na prática, o que acontecia é que os vendedores eram remunerados, no fechamento do mês, com base no que havia sido vendido e não baseado naquilo que a editora recebia. Agora, o que Gerson quer é que os vendedores recebam com base na quitação da fatura.

Gerson defende que a mudança não foi cosmética. “O mercado tem mudado muito e isso implica em reavaliar todo o modelo de negócios de uma editora”, defende. O diretor prefere não falar em valores que será economizado com o novo modelo, mas diz que as mudanças vão permitir investimentos. “Prefiro não falar em economia e sim realocação de recursos. O montante realocado é significativo o que vai permitir ampliar a equipe e a área de atuação”, explica. A partir de hoje, a Planeta finca uma bandeira no Rio de Janeiro com a contratação de seu primeiro vendedor na Cidade Maravilhosa.

[10/03/2014 00:00:00]