Dados da Nielsen apontam crescimento de vendas de 51,7% em dezembro
PublishNews, Carlo Carrenho, 16/01/2014
Semanas pré-natalinas tiveram o dobro das vendas das outras semanas

A Nielsen vem recolhendo dados do varejo de livros brasileiros desde junho de 2013. Com o nome de Bookscan, trata-se de um produto da empresa de pesquisas multinacional que mede as vendas na boca do caixa das livrarias, trazendo números precisos e sem extrapolação em seus relatórios. Ainda que a base de pesquisa brasileira ainda esteja longe da abrangência do Bookscan em outros países – nos EUA chega a mais de 80% -, já é possível utilizar seus dados para comparar as vendas mês a mês no mercado brasileiro. Estima-se que o Bookscan nacional cubra 50% das vendas de varejo das editoras de interesse em geral.

A variação das vendas em dezembro de 2013 em comparação ao mês anterior foi um crescimento de 51,7% em faturamento e de 40,66% em número de exemplares vendidos. Nas quatro semanas de novembro, de 4/11 à 1/12 (a Nielsen trabalha por semanas), foram apuradas vendas de 2.816.187 exemplares e um faturamento de R$ 91,302 milhões. Já nas quatro semanas de dezembro (2 a 29/12), com as vendas aquecidas pelos sinos do Papai Noel, o faturamento chegou a R$ 138,506 milhões para 3.961.193 de exemplares vendidos.

É interessante observar que na comparação entre os dois últimos meses do ano passado, o número de ISBNs comercializados subiu 69,93%, de 108.219 em novembro para 117.627 em dezembro, apontando uma possível “bibliodiversidade natalina”. O preço médio caiu de R$ 38,05 para R$ 36,50.

Outros dados interessantes, apontados pela própria Nielsen são os seguintes:

a) As vendas de cada uma das três primeiras semanas de dezembro equivaleram ao dobro da média semanal obervada no ano.

b) As vendas dos top 500 títulos em Dezembro empatou com a quantidade total de livros vendidos nas demais semanas do ano, algo em torno de 550 mil exemplares.

c) A semana que incluiu a Black Friday apresentou o menor preço médio histórico de 2013.

d) A semana que antecedeu ao Natal teve a maior variedade de títulos diferentes vendidos em uma única semana, com quase 62 mil ISBNs distintos, e bateu o recorde absoluto de exemplares vendidos desde que o BookScan começou no Brasil, atingindo a marca de mais de 1.270 milhões de exemplares vendidos em uma única semana.

Obviamente, os relatórios comercializados pela Bookscan apresentam não apenas dados consolidados como nesta mostra, mas também dados detalhados por categoria, ISBNs e editoras. Mais informações sobre o Bookscan podem ser obtidas com Alexei Rakowitsch pelo telefone (11) 4613 7408 ou pelo e-mail bookscan_brasil@nielsen.com.

[16/01/2014 01:00:00]